segunda-feira, 11 de junho de 2012

Conceitos de Cenário de Negócios

A seguir, algumas breves explicações de conceitos para avaliação dos cenários de negócios:

PIB
Produto Interno Bruto

Pode ser definido como a soma de um espaço demográfico, independente de o produto ser um agente econômico nacional ou estrangeiro.

PIB = C+I+G+(X-M)
onde:
C = consumo
I = investimentos
G = gastos do governo
X = exportações
M = Importações

PNB
Produto Nacional Bruto

É a soma de tudo o que foi produzido pelo agente econômico de determinado pais (nacional) em qualquer local do mundo, considerando a renda enviada e recebida do exterior.

PNB = C+I+G +/- REE ou REO
onde:
C = consumo
I = investimentos
G = gastos do governo
REE = Renda enviada ao exterior
REO = renda recebida do exterior

Atualmente o Brasil está se portando muito bem em relação ao mercado exterior, através de empréstimos a outros países e investimentos estrangeiros. O PIB no ano de 2011 cresceu pouco, pois tinha a possibilidade de ter crescido mais. É perceptível  a diminuição da pobreza e melhor distribuição de renda, porem, estas políticas públicas ainda precisam ser melhoradas.

POLÍTICA DE RENDA 
A política de renda é a forma que o governo utiliza ara melhor distribuir a renda, tirando o dinheiro dos mais ricos e repassando aos mais pobres. A política de renda no Brasil ainda é falha, pois os mais pobres ainda pagam mais impostos que os mais ricos através dos impostos indiretos. Segundo o Ipea, 32% da renda dos brasileiros mais pobres -aqueles que têm renda per capita média de R$ 127- é convertida em pagamento de tributos.
O que é um imposto indireto? É o imposto que incide sobre o produto e não sobre a renda. Ele é indireto porque ele não leva em conta quanto a pessoa ganha, mas apenas o quanto ela consome. O imposto de renda, por exemplo, é um posto direto porque ele incide diretamente sobre a renda da pessoa: quanto maior a renda, maior o tributo, isto é, a relação entre a quantidade de tributo paga e a renda é direta.
Na prática, os impostos indiretos acabam prejudicando os mais pobres já que eles tendem a consumir uma parcela maior de suas rendas.
A política de renda executa a distribuição de renda através da reforma tributária utilizando o imposto direto. Algumas políticas de distribuição de renda, utilizadas são: Bolsa Família, salário mínimo, preços mínimos, etc.

POLÍTICA EXTERNA
Um dos objetivos da política externa é manter o equilíbrio de pagamentos da balança comercial (exportação-importação) que são as vendas internacionais, investimentos internacionais, transações financeiras e econômicas entre o Brasil e outros países, etc.
Desta forma, pode-se controlar a dívida através do lucro ou prejuízo destas ações.
A política externa tem como objetivo promover o desenvolvimento. No caso brasileiro, o desafio é ampliar a inserção externa, do ponto de vista do ingresso de investimentos estrangeiros e investimentos brasileiros no exterior, comércio internacional, tecnologia, entre outros pontos de relevância. 
Proteger a industria nacional da globalização é também uma tarefa da política externa. A concorrência é global e é justo disputar com os produtos que vem de outros países. Para controlar esta disputa o governo utiliza-se de barreiras comerciais, tirando impostos dos produtos em que o país é competitivos e elevando os impostos no que há mais dificuldades. Abrir novas frentes comerciais ampliando o mercado externos, onde pode-se trocar produtos ou executar vendas conjugadas.
Um exemplo de política externa é a compra e venda de dólares. Há uma relação entre oferta e demanda. Para o exportador é mais vantajoso o câmbio desvalorizado, porém, esta desvalorização, aumenta o nível de inflação. No entanto, o aumento deliberado de importações de bens de consumo e outros "subsidiados" pela valorização da nossa moeda e em substituição à produção local, como tem ocorrido recorrentemente nos últimos dois anos, representa na prática abrir mão de criar competências, empregos, renda e arrecadação tributária locais. É um caminho exatamente inverso ao desejável e ideal, tendo em vista a realidade brasileira.

POLÍTICA FISCAL
A política fiscal, é a política de receitas (carga tributária) e de despesas do Estado (governo), e tem três funções:
Função Alocativa: fornecimento de bens e serviços
Função distributiva: distribuição de renda justa
Função estabilizadora: crescimento econômico, pleno emprego e controle da inflação)
Através do aumento ou queda de impostos é possível incentivar a economia (consumo), ou tirar dinheiro de circulação para o pagamento de dívidas do governo.
Um exemplo é o IPI em vários setores como se há visto nos últimos anos, onde o governo retira o IPI de mercados estagnados, movimento a industria e o comércio.

POLÍTICA MONETÁRIA
Através da política monetária, o estado controla a oferta de dinheiro que circula na economia. Controla também as taxas de juros. Tem como objetivos a expansão econômica, o pleno emprego, minimizar a inflação e equilibrar a balança de pagamentos.
Quem executa a política monetária é o BACEN - Banco Central, utilizando-se dos seguintes instrumentos: taxa de juros, emissão de moeda e Open Market (compra e venda de dólares).

É perceptível através das avaliações destas políticas que elas são interdependentes, pois as ações de uma influenciam nos resultados das outras.

Escrito por: Lima, T

Nenhum comentário:

Postar um comentário