sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Sociedade da Informação

Tão importante quanto o que você faz é como você faz.

O profissional hoje, deve se manter sempre INFORMADO. Nós vivemos em um oceano onde tudo é informação, é o mundo da sociedade da informação.
Informação são dados de uma realidade. Dados organizados sobre determinado assunto.
A sociedade não é apenas da informação, mas também é a sociedade de informação, pois, ela funciona apenas com informações.

Informação ≠ Conhecimento

Centralização x Descentralização

A centralização e a descentralização referem-se ao nível hierárquico onde as decisões são tomadas.
Centralização - decisão próxima ao poder central.
Descentralização - decisão nos níveis mais baixos.

CENTRALIZAÇÃO
Quanto maior a hierarquia, maior a probabilidade de ser responsável pela tomada de decisão.
Vantagens:

Teorias da Administração

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Elton Mayo, psicologo, foi convidado por uma empresa, a auxiliar a administração de uma fábrica, pois na época, com a utilização das teorias de Taylor, com o passar do tempo, os empresários tiveram problemas devido as exigências produtivas demasiadas que levavam os funcionários a terem problemas mentais.
Mayo juntou um grupo de 15 pessoas e avaliou seu trabalho, tentando identificar o que realmente impactava na produtividade. A conclusão de sua pesquisa é que o nível de produção é resultado de Integrações sociais não sendo determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado, mas sim com normas sociais e expectativas grupais. Outra conclusão é a de que o indivíduo age como membro integrante de um grupo.

Teoria Clássica da Administração

A OBRA DE FAYOL
Fayol foi o pioneiro no reconhecimento de que a administração deveria ser vista como uma função separada das demais funções da empresa.
Fayol tinha cargo de presidência. Sua teoria foi dividida em 14 princípios, sempre divididos em funções de autoridade e responsabilidade (gerenciamento).
Em um comparativo entre as ideias de Taylor e Fayol (administração científica e Clássica), ambos colocaram supervisores nas áreas de produção para controlar mais de perto os processos, porém Fayol foi primeiro a ter ideias de clima organizacional. Para Taylor, os funcionários não deviam pensar, isto era função do gerente, já para Fayol, as idéias eram bem vindas, pois quem enxerga melhor as dificuldades são os próprios operários.
Definição de Fayol para administração:

  • Prever - visão de futuro com programas de ação
  • Organizar - utilziar os recursos a melhor forma possível
  • Comandar - dirigir e orientar os funcionários
  • Coordenar - Sincronizar as atividade e esforços do grupo
  • Controlar - verificar se tudo está de acordo com as regras

Fayol completa sua teoria com seus 14 princípios:

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Administração Científica



A economia passou da base artesanal para industrializada com a revolução Industrial.
Os grandes empresários perceberam que podiam colocar suas máquinas em galpões e colocar pessoas para trabalhar, dando inicio as primeiras industrias. 
1° período - 1780 a 1840 
Passagem dos métodos artesanais para a difusão de máquina e a divisão do trabalho.
2° período - 1840 a 1895
Crescimento do processo de industrialização e aprimoramento dos meios de transporte.
Com o aparecimento das primeiras industrias, percebeu-se que havia crescimento nas cidades e por isso a população acabou migrando da área rural para as cidades em busca de emprego.
No início o trabalho era passado aos novos funcionários através da observação, sem método, sem organização. E nesta época Taylor começo a observar o trabalho das pessoas para entender onde as pessoas se perdiam no trabalho e os motivos de paradas chegando a conclusão que isso ocorria porque eles não eram treinados.
A ideia de Taylor era dividir o trabalho em tarefas mais simples e enfatizava Tempos e Métodos. 
Taylor revolucionou o mundo industrial com o aumento da produção a mínimo custo. Os princípios de Taylor eram:
  1. Seleção científica do trabalhador
  2. Tempo Padrão
  3. Plano de incentivo Salarial
  4. Trabalho em conjunto
  5. Gerente planeja e operário executa
  6. Divisão do trabalho
  7. Supervisão por áreas
  8. Ênfase na eficiência
Porém, esta ideia de Taylor começou a gerar problemas psicológicos nas pessoas, devido a repetição das mesmas tarefas, surgindo então críticas como Mecanicista. Como Taylor era engenheiro pensava na parte mecânica e não na parte humana.

Outra  importante contribuição para administração foi feita por Henry Ford, fundador da Ford Company e criador da linha de montagem móvel.
Ford foi contemporânea de Taylor. 
Taylor era engenheiro e tinha criado muitos sistemas, ele era um expoente de conhecimento, Apesar de sua força nas empresas ele era um subordinado.
Ford por sua vez, não era um subordinado, ele era o dono da empresa, por isso ele tinha mais liberdade para colocar suas ideias em prática.
Inteligente, rico, tinha mais de 10 fábricas. Na época fabricou mais de 1 milhão de carros e era muito respeitado.
A sacada de Ford foi fazer com que o produto andasse, pois percebeu que os funcionários tinham dificuldade em transitar na fábrica. Esta linha de montagem foi um padrão de organização que se tornou universal.
Os princípios de Ford eram:

  1. Integração vertical (produzia desde a Matéria prima ao produto final) e horizontal (enorme rede de distribuição)
  2. Princípio da economicidade: mínimo de estoque e rápida venda do produto (pagamento do automóvel antes do vencimento do prazo de pagamento das matérias primas).
  3. Principio da Produtividade: Através da especialização e linha de montagem aumentar a capacidade de produção homem/hora.
  4. Padronização: obtendo agilidade e redução de custos.
Todo este esquema de Ford se caracteriza pela aceleração da produção por meio e um trabalho ritmado, coordenado e econômico.


Influências do início da Administração

A administração resulta da contribuição de diversos filósofos, físicos, economistas, estadistas e empresários que com o passar do tempo desenvolveram e divulgaram suas obras e teorias.

FILÓSOFOS

Sócrates (470 a.C. - 399 a.C.)
Habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
Platão (384 a.C. - 322 a.C.)
Problemas políticos e sociais relacionados ao desenvolvimento social e cultura do povo grego.
Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.)

A Administração hoje

A predominância das organizações e sua importância para a sociedade moderna, bem como a necessidade de administradores competentes, estão na base do desenvolvimento da teoria geral da administração.

As organizações precisam de administradores porque o nível de exigência tem aumentado com o passar dos anos. Este aumento de exigência ocorre devido a melhora no atendimento das organizações por conta da concorrência acirrada.

O conjunto de elementos que formam a organização, sua estrutura e o surgimento de novos conceitos,  forçam as empresas a se tornarem competitivas.
Para quebrar os paradigmas os administradores precisam olhar internamente os processos para melhorar as organizações.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Introdução a Administração

A teoria das organizações é o campo do conhecimento ue se ocupa do estudo das organizações em geral.
As organizações nos mais variados tamanhos, precisam ser administradas e requerem uma estrutura hierárquica que se ocupe de incumbências diferentes.
A Administração nada mais é que a condução racional das atividades de uma organização.Trata do planejamento , da organização, da direção e do controle das atividades, sendo algo imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso da organização.
As três principais habilidades que o administrador precisa para executar eficazmente o processo administrativo são:

HABILIDADE TÉCNICA:  utilizar conhecimento, métodos, técnicas e equipamentos necessários

HABILIDADE CONCEITUAL: compreender a organização global e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização.
HABILIDADE HUMANA: capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas.

O QUE SIGNIFICA ADMINISTRAÇÃO?
Administração é o processo de colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.
Decisões são escolhas. Muitas pessoas tem medo de tomar decisões. Faz parte do cotidiano tomar decisões que podem estar certas ou erradas, mas sempre contribui ara o amadurecimento. O processo administrativo abrange quatro tipo principais de decisões, também chamadas de processos:

  • Planejamento
  • Organização
  • Direção ou coordenação
  • Controle
Planejamento: é um dos pilares da administração, pois se basei na tomada de decisões sobre os objetivos, ações futuras e recursos necessários para realizar objetivos
Organização: decisões sobre a divisão de autoridade, tarefas e responsabilidades entre as pessoas e também a divisão de recursos para realização das tarefas.
Direção ou coordenação: é por meio de ordens atuar no comportamento das pessoas, dando-lhes direção, e também ajudá-las a tomar decisões por conta própria.
Controle: Decisões sobre a compatibilidade entre objetivos esperados e resultados alcançados.

Quem é o novo executivo?

"O gestor moderno precisa entender mais de pessoas do que de técnica"
Longino Morawaski
Pres. da Harley Davidson do Brasil

O executivo de hoje, não é o mesmo de ontem (ano passado, 5 anos ou 10 anos atrás). O executivo moderno é extremamente forte, sabe onde vai. antigamente se dizia que o mais importante em uma empresa era a matéria prima, depois passou-se a dizer que o mais importante era o cliente, mas hoje, sabe-se que o mais importante é o funcionário e este deve ser valorizado.
O novo executivo pensa no todo. É o cara que tem flexibilidade quando vê novidades, fica em uma expectativa positiva e aberto as experiências, pronto para ajudar.
A seguir serão elencadas as principais características do novo executivo.

FLEXIBILIDADE
Saber lidar com a pressão sem sobrecarregar seus subordinados, para isto deve estabelecer um bom relacionamento com os demais colaboradores dos diversos níveis hierárquicos.
Todos temos obrigação de ser melhores, mas não melhores que os outros e sim melhores do que nós mesmos sempre.
A Flexibilidade é a 1ª característica para que possamos ser melhores. Quanto mais flexível você se torna, mais suscetível a ser perseguido.
A flexibilidade da água é o que a faz forte. Colocado-a em um saco e dando "murros" neste saco, nada acontece a ela.
Esta força adquirida, não é uma força física, mas sim de espírito que não se abalará com pequenas coisas.
Os erros cometido podem ser temporais ou pontuais, quanto mais acreditamos em nós, mais fácil fica compreender os outros.

DINAMISMO
O novo líder é multitarefas, pois precisa ser muito bom em algo, mas também conhecer outras áreas.
É importante ter um norte, um caminho a seguir, porém, a visão holística das organização é importante para que as tarefas sejam executadas de forma mais adequada.
Seja hoje o executivo que você quer ser no futuro, aproveitando as oportunidades que lhe são dadas.

INSPIRAÇÃO
Uma estrutura sadia, baseada em confiança e na admiração mútua tem muito mais chances de dar certo, pois quando o projeto faz sentido para todos o resultados aparece naturalmente.
Todos tem noção de seu valor, por isso, sempre achamos que somos mal remunerados. Quando trabalhamos por amor, o resultado atingido é a nossa recompensa.

APRENDIZADO
Hoje o conhecimento se transforma rapidamente. Um bom líder deve estar aberto para aprender e inovar sempre por um processo conhecido como educação permanente.
Quando se fala em educação, não é apenas a educação escolar, mas também a educação cultural. Quanto mais se estuda, mais se quer aprender. Tanto o tempo de estudo, quanto o tempo de trabalho devem ser valorizados sempre.

De todas as características a principal é a flexibilidade pois através dela é possível adaptar-se as condições apresentadas (trabalho com colegas, chefe, trânsito, etc.)
Se não se tem flexibilidade, encontra-se dificuldade em entender os outros, em ouvir o que as pessoas dizem. A flexibilidade age no contexto de compreensão.
A falta de flexibilidade (relação olho-por-olho, dente-por-dente) dificulta a relação interpessoal. Isto pode ser explicado pela falta de amor (carinho, atenção, compreensão, etc). Se não tivermos as características para um bom relacionamento, não chegamos ao sucesso profissional e pessoal.
Na vida só se recebe quando se dá algo. Se não der nada, não receberá nada em troca.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Instrumentos da Política Macroeconômica - Política Monetária

OFERTA DE MOEDA
M1 = Papel moeda em poder do público + depósitos a vista do público nos bancos

A medida que o PIB aumenta é necessário fornecer mais moeda. A moeda é um meio de pagamento. O controle da emissão de moeda deve ser permanente e constante.

M1 = PM+ DVPBCM  

onde: 
M1 = oferta Moeda
PM = Papel Moeda
DV = Depósito a vista
P = do público
BCM = Bancos comerciais e múltiplos.

ASSISTÊNCIA FINANCEIRA DE LIQUIDEZ
Redesconto bancário; Banco Central (BACEN)

Quando o Banco não tem dinheiro suficiente para liquidar o saque de seus clientes, ele pode recorrer ao Banco central, através de empréstimos pelas assistência financeira de liquidez.

Políticas Macroeconômicas

Referem-se ao conjunto de instrumentos e medidas macroeconômicas, com os seguintes objetivos primordiais:

CRESCIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL
Aspectos quantitativos
Indicador: PIB (Produto Interno Bruto) e PNB (Produto Nacional Bruto)
O crescimento por si só não é solução para problemas. Quem calcula o PIB e o PNB é o IBGE.
O IBGE utiliza alguns indicadores para quantificar o aumento de produção: Produção de empresas de embalagens, aumento de consumo pelo recolhimento de impostos, aumento do consumo de diesel que é usado para o transporte, número de pessoas empregadas. Estes índices não são precisos, mas dão idéia do crescimento.

domingo, 25 de novembro de 2012

Razonete

O razonete é uma Razão simplificada e através dele é possível controlas o movimento de todas as contas utilizadas na escrituração, de maneira bem simplificada.
Para controlar o movimento das contas, utiliza-se gráficos em T no lugar do livro razão. Estes gráficos em T são usados em número igual ao de contas existentes.

Contas



As operações de uma empresa ocasionam aumento e diminuições no Ativo, no Passivo e no Patrimônio Líquido; sendo que esses aumentos e diminuições são registrados em contas específicas. Cada uma destas contas será distinguida das demais pela sua denominação.


Conta é o título que qualifica um componente do patrimônio ou uma variação patrimonial e tema  função de acumular de forma ordenada os débitos e créditos da mesma natureza, de maneira que seu saldo represente, no momento considerado, a situação do elemento patrimonial ou da variação patrimonial a que se refere.


As contas são divididas em:

CONTAS DE PATRIMÔNIO (Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido)

CONTAS DE RESULTADO (Receitas e Despesas)


Representação Gráfica de séries estatísticas parte II

GRÁFICO DE LINHA ou GRÁFICO DE LINHAS MÚLTIPLAS

  • variável quantitativa discreta
A variável é representada no eixo horizontal e a frequência relativa ou absoluta no eixo vertical.
O gráfico de linhas múltiplas é utilizado para comparativo

Exemplo:


Representação gráfica de séries estatísticas parte I

A apresentação gráfica é um complemento importante da apresentação tabular sendo uma das maneiras mais concisas de se apresentar os dados estatísticos de uma tabela.. Sua principal vantagem é permitir conseguir visualizar a distribuição dos valores observados.
Porém, é preciso ter cuidado, pois até mesmo os gráficos mais simples, podem ser usados para sutilmente confundir e enganar.
A estatística utiliza de vários tipos de gráficos: de barras, de colunas, de linhas, de setores ou pizza, histogramas e polígonos de frequência.
A seguir serão apresentados exemplos de gráficos mais adequados para variáveis qualitativas, quantitativas, discretas e contínuas.

sábado, 24 de novembro de 2012

Distribuição de frequências

TABELA DE DISTRIBUIÇÃO
Uma distribuição de frequência é um sumário tabular de dados que mostra a frequência (ou o número) de observações em cada uma das diversas classes não sobrepostas. O objetivo da distribuição de frequências é reduzir a quantidade de dados.

Frequência absoluta (fi)
Número de vezes em que cada resultado aparece no conjunto de dados


Total de observações (n)
A soma das frequências absolutas

Frequência relativa ou proporção (fri)
Proporção de cada realização em relação ao total. (é usual expressá-la em porcentagem)

Frequência Acumulada (Fac)
soma da frequência absoluta de um elemento com as frequência absolutas dos elementos que o antecedem.

Frequência Acumulada Relativa (FRi)
Soma da frequência relativa percentual de um elemento com as frequências relativas percentuais dos elementos que o antecedem.

Nomenclatura usada em estatística

POPULAÇÃO: Conjunto de todos os elementos sob investigação em determina estudo estatístico

AMOSTRA: Parte da população que é selecionada para o estudo estatístico
O que diferencia o uso da população e da amostra em um estudo estatístico é o custo e tempo
VARIÁVEL: é a característica da população que está sendo analisada  no estudo estatístico

Balanço Patrimonial

O balanço dos patrimônios de uma entidade é uma relação de equilíbrio, por isso é representado por uma balança. É uma fotografia dos bens, direitos e obrigações.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A Lei de Murphy

Você já ouviu falar da Lei de Murphy?
Não está em nenhum tratado de física. Ela diz que se algo pode eventualmente dar errado, como toda certeza dará errado. Essa lei tem vários corolários. Mas não se trata de pessimismo, paranóia ou tendência depressiva. O que importa é que o administrador deve lembrar-se da Lei de Murphy e ficar continuamente alerta para possíveis problemas em sua organização. Mesmo quando um sistema esteja operando bem, ele pode pifar em algum momento. O administrador deve constantemente obter retroação das diversas atividades que indique o nível adequado de desempenho para fazer as mudanças corretivas quando elas se tornam necessárias.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos Novos Tempos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004