Pode-se definir a contabilidade de várias formas, porém chegando a um mesmo objetivo. De forma resumida a Contabilidade é uma ciência que estuda o patrimônio das entidades.
Para compreender melhor o significado desta afirmação devemos entender os seguintes conceitos ou significados sob a luz da contabilidade, ou seja, o significado de algumas palavras, quando estão relacionadas a Contabilidade.
Conceitos sob a luz da contabilidade:
Entidade: da visão da contabilidade, entidade é toda pessoa física ou jurídica.
Patrimônio: é um conjunto de bens, direitos e obrigações
Bens: São coisas que satisfazem as necessidades humanas e são avaliadas através de um preço.
Bens Tangíveis: São os bens materiais. Exemplo: Casa, carro, etc...
Bens Intangíveis: São os bens incorpóreos (que não tem existência física). Exemplo: uma marca (Coca-cola), direitos autorais de um livro ou música, patente de invento, etc...
Direitos: Os valores a receber que se tem direito. Bens de nossa propriedade ou domínio que se encontram em posse de terceiros.
Obrigações: Os valores a pagar. Bens em propriedade de terceiros que estão nobre nossa posse.
Utilizando-se destes conceitos, pode-se definir então a Contabilidade da seguinte forma:
"É uma ciência que estuda o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica."
A Resolução 750 do Conselho Federal de Contabilidade de 29.12.1993, publicada no D.O.U. de 31.12.1993, estabeleceu a obrigatoriedade no exercício da profissão contábil da observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Esses PFC’s representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominantemente no universo científico profissional de nosso país.
Esses Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC) procuraram reunir e condensar todos os Postulados, Princípios e Convenções já existentes, tentando reunir em 7 todos aqueles que existiam e continuam a existir. De fato, num esforço de raciocínio, consegue-se identificar um Postulado transformado em Princípio ou uma Convenção considerada como Princípio ou incorporada no entendimento de outro.
Pesquisadores, Doutores e Mestres em Contabilidade costumam tecer muitas críticas a essa legislação. Entretanto, está em vigor.
Assim, de acordo com a Resolução 750 do CFC, os Princípios Fundamentais de Contabilidade são os seguintes:
1. O da Entidade
2. O da Continuidade
3. O da Oportunidade
4. O do Registro pelo Valor Original
5. O da Atualização Monetária
6. O da Competência
7. O da Prudência
Estes princípios serão desmembrados aos poucos em outros posts.
Bibliografia
Contabilidade Introdutória
Equipe de professores da FEA da USP
Editora Atlas – 9ª edição.