domingo, 15 de abril de 2012

A Relação entre Marketing e Vendas

Marketing e Vendas são necessários para o sucesso de qualquer empresa. Você não faz Marketing sem Vendas e vice-versa. Combinar estrategicamente os esforços de ambas as áreas é essencial.

Vendas são o termômetro da eficiência das estratégias de marketing utilizadas. Isto não é medido apenas por alvos de volume, mas também em termos de lucro.

Marketing e vendas estão diretamente relacionados, embora exijam atenção isolada. É essencial que o desenvolvimento de uma estratégia de vendas esteja bem integrado com a estratégia de marketing e que a estratégia de mercado, por sua vez, considere o papel da força de vendas.

Gerenciar relacionamentos com os clientes esta se tornando cada vez mais importante em um mundo onde as escolhas são cada vez mais abundantes.

Marketing prepara e desperta os desejos latentes do consumidor através de promoções, eventos, propaganda, embalagem, etc., deixa o cliente de braços abertos para a área de vendas. Toda estratégia de Marketing bem planejada, traz aumento na produtividade de vendas.

Marketing é toda a empresa, todos os departamentos devem estar envolvidos com Marketing, ou seja, toda a empresa deve ter como alvo a satisfação do cliente e estar de olho na concorrência e no que rola no mercado. As metas e objetivos planejados devem ser de conhecimento de todos na empresa e, todos devem doar sua parcela de contribuição para o alcance dos objetivos.

A função de Marketing é identificar os grupos de clientes em potencial.
A função de Vendas é o contato um a um com estes clientes em potencial; sem Vendas a base de dados de clientes em potencial não é produtiva e não gera receita. 

Marketing é tudo o que você faz para despertar os desejos nos clientes, é alcançar e conquistar nichos de mercado.
Vendas deve, no contato individualizado, detectar todas as possibilidades de negócios com estes clientes dos nichos alcançados por Marketing e assegurar que estes negócios serão fechados e o cliente surpreendido na satisfação. 

Escrito por: Lima, T.

Nenhum comentário:

Postar um comentário