CARACTERÍSTICAS DA APO (administração por objetivo)
Processo pelo gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, trabalhando da seguinte forma:
Subordinados e gerentes se reúnem para estipular as metas e responsabilidades.
A cobrança ocorre do gerentes para com os subordinados e vice-versa.
Periodicamente se reúnem novamente para avaliar os resultados e redimensionar as metas.
TEORIA COMPORTAMENTAL (Behaviorismo)
Utiliza a abordagem da ciência do comportamento, tendo ênfase nas pessoas dentro de um contexto organizacional.
A base é a teoria de Maslow (Teoria das Necessidades)
Fisiológicas - necessidades básicas, alimentação, sono, abrigo, etc.
Segurança - necessidades de segurança e estabilidade em relação a ameaça, fuga do perigo, etc.
Sociais - necessidade de aceitação por parte dos demais, amizade, afeto, etc.
Auto-Estima - Autoconfiança, valor, prestígio, etc.
Auto-realização - realização do próprio potencial e auto-desenvolvimento.
TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG
Para ele há dois fatores importantes para a motivação humana:
Fatores extrínsecos (higiênicos) - fora das pessoas (salários, benefícios pessoais, tipo de chefia ou supervisão, condições físicas e ambientais, etc) Estes fatores, quando atendidos não trazem satisfação, mas quando não atendido trazem insatisfação,
Fatores Intrínsecos (motivacionais) - dentro das pessoas (sentimentos, reconhecimento profissional, necessidade de auto-realização, etc). Estes fatores trabalham sobre a satisfação e são muito mais profundos e estáveis.
Os dois fatores devem ser trabalhados, porém, muitas empresas acabam trabalhando apenas os fatores extrínsecos e não os intrínsecos, resultando em funcionários sem motivação.
TEORIA X E TEORIA Y
Douglas McGregor dois estilos opostos de administração:
Teoria X - Teoria Tradicional (mecanicista)
Teoria Y - Baseada comportamento humano
Teoria X
É baseada em convicções incorretas sobre o comportamento humano:
- o homem é preguiçoso por natureza
- falta-lhe ambição
- não gosta de assumir responsabilidades
- resiste a mudanças
- é oposto aos objetivos da organização
- necessita de direção e controle.
A Teoria X força as pessoas a fazerem exatamente aquilo que a organização precisa.
Teoria Y
Propõe um estilo de administração participativo e baseado nos valores humanos e sociais.
- o trabalho pode ser fonte de satisfação de recompensa
- as pessoas não são resistentes as mudanças da empresa
- as pessoas tem motivação
- aprendem a aceitar e assumir responsabilidade
- criatividade e imaginação na resolução de problemas
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