Sistema - Conjunto de elementos que interagem entre si de uma forma lógica para atender um objetivo.
Gestão = administrar qualquer bem de uma empresa
DESAFIOS das empresas em reação a Gestão de TI
Integração: o sistemas não são sozinhos. O desafio é fazer os sistemas diferentes e integrar em todos os níveis da organização. Ação difícil e dispendiosa.
Ampliação do escopo da filosofia de administração: Grandes investimentos e longos tempos de processo.
Os sistemas atendem nos níveis:
- Nível Estratégico - gerentes senior
- Nível Tático - gerentes médios
- Nível do Conhecimento- trabalhadores do conhecimento e de dados
- Nível Operacional - gerentes operacionais
Principais tipos de sistemas:
Sistemas de apoio ao executivo (SAE) - nível executivo
Sistemas de apoio à decisão (SAD) - nível executivo
Sistemas de informação gerenciais (SIG) - nível gerencial
Sistemas de trabalhadores do conhecimento (STC) - nível do conhecimento
Sistemas de automação de escritório - todos os níveis
Sistemas de processamento de transações (SPT) - nível operacional
CRM - Customer Relationship Management
gerenciamento de relacionamento com os cliente
- Gerenciar tudo ligado ao cliente: compras, pagamento, etc.
- Filosofia: manter o cliente é mais barato do que adquirir um novo
Sistema de Gerenciamento da cadeia de suprimentos
Tudo que envolve a cadeia de suprimentos, desde o fornecedor, fabricante, distribuído e clientes (integra) reduz custo, tempo e esforços redundantes.
USO ESTRATÉGICO PARA A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO
Áreas principais de impacto estratégico:
- Melhoras significativamente a forma pela qual alguma coisa é feita
- Muda drasticamente a forma pela qual alguma coisa é feita,
- Satisfazer uma necessidade reconhecida,
- Criar a possibilidade de uma nova necessidade.
TI deve ser conduzida como apoio estratégico á área de negócios por agregar valor pela tecnologia.
A TI se orienta nas seguintes direções:
a) Informática de eficiência - reduz custos administrativos, tempos mais rápidos, aumento da qualidade.
b) Informática de Sinergia e Integração - sinergia entre clientes e fornecedores pois fazem parte do negócio. Cria relações mais estreitas
c) Informática de adição de valor ao produto ou serviço - a tecnologia passa a fazer parte do produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário