sábado, 8 de junho de 2013

Ética e Moral

A Palavra ÉTICA vem do grego e significa = aquilo que pertence ao caráter.
Ética é a "ciência do agir moral". ( o importante na vida são as atitudes!)
Ética é a "arte do bem agir para um bem viver"


MORAL é o conjunto de normas, valores e costumes recebidos pelo sujeito e que o tornam uma pessoa. O processo de transmissão destes valores chama-se socialização e é realizado por meio da família, escola, igreja, estado, meios de comunicação social (internet, redes sociais, etc.), trabalho, universidade e etc.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Análise Ambiente externo/ Interno

Como o mercado está projetado para os próximos anos?

Para responder a esta pergunta, fazer uma análise dos ambientes internos e externos é de extrema importância.

ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Para a montagem de um plano de negócios e criação de uma empresa, deve-se pensar nos 4 pilares:

  • Clientes e Mercados
  • Produtos e Serviços

5W2H

Esta técnica consiste em equacionar o problema, descrevendo-o sob vário aspectos interrogativos.
O nome tem sua orgiem em um questionário cujo as inicias em inglês geram o 5W2H.

As 5 forças de Porter

O modelo de análise das 5 Forças de Porter publicado em 1979 na Harvard Business Review é utilizado até hoje em análises de mercado, tanto para determinar a atratividade (valor) desse mercado, como para se obter informações para fundamentar um planejamento estratégico de lançamento de um novo produto ou serviço, ou para um reposicionamento no mercado.
Embora o ambiente de negócios, hoje, seja muito mais sofisticado do que há 30 anos, quando do lançamento do artigo, os princípios básicos do modelo continuam válidos e permitem uma análise rápida e simples do ambiente de competição, sem a necessidade de se ser um especialista em planejamento estratégico, para se fazer essa análise.

A Estratégia do Oceano Azul

Em busca de um crescimento sustentável e lucrativo, de olho em fatias generosas do mercado e trabalhando para tornar seus produtos — ou serviços — diferenciados em meio à concorrência, muitas empresas entram numa roda-viva de competição bruta, pesada.

O resultado dessa “batalha” é um “oceano vermelho”, nascido da luta sangrenta entre rivais por um potencial de lucros muitas vezes decrescente. Esse é o problema, segundo W. Chan Kim e Renée Mauborgne, autores de A Estratégia do Oceano Azul. Eles ensinam: “Não concorra com os rivais — torne-os irrelevantes”.

Kim e Mauborgne também avisam: é bem pequena a probabilidade de uma estratégia convencional se transformar em crescimento lucrativo no futuro. Aliás, bons e maus exemplos disso na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos estão no livro. Em síntese: ao invés da luta sangrenta no “oceano vermelho” da competição nos moldes conhecidos, deve-se criar estratégias inovadoras para desbravar “oceanos azuis” de espaços inexplorados de mercado.

Muitas empresas acabaram se perpetuando não pela continuidade de suas operações, mas depois de passarem por mudanças e rupturas significativas — Du Pont, Swatch, General Electric, Accor são empresas do Oceano Azul que reinventaram seus setores, criando valor único para seus clientes e, conseqüentemente, valor sustentável para seus acionistas, empregados, fornecedores e para a sociedade”, comenta — no Prefácio à Edição Brasileira — André Ribeiro Coutinho, diretor e um dos consultores da Symnetics, que realizou a revisão técnica dessa tradução. Ele cita como exemplos de empresas nacionais que realizaram “inovações de valor” as Casas Bahia (“pela idéia genial de um varejo para atender consumidores das classes C e D”) e a Gol Linhas Aéreas (“que vem transformando o setor de aviação brasileira”).

Fonte: http://www.administradores.com.br/shopping/livros/a-estrategia-do-oceano-azul/340/

Análise SWOT

A Análise SWOT é uma ferramenta que auxilia a identificar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameças de uma organização (FOFA), ou seja, lhe dá um diagnóstico estratégico da organização.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Impostos, Taxas e contribuição de melhoria

Imposto
"Tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade específica, relativa ao contribuinte" art. 16 do CTN.

Taxas
"Tributo que tem como fato gerador o exercício regula do poder de polícia ou a utilização, efetiva ou potencial de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte" art. 77 do CTN.

Contribuição de melhoria
Tributo cuja obrigação tem como fato gerador a valorização do imóvel decorrente de obra pública. Assim, a contribuição de melhoria estará sempre ligada a obra pública e jamais ao poder de polícia, ou a atividade estatal específica.

Princípios do Direito Tributário

Princípio da Legalidade (art. 150, I, da CF/88)
É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça.
Princípio da Igualdade ou da Isonomia (art. 150, II, da CF/88)
Não deve haver tratamento desigual a contribuintes que se encontrem em situação equivalente, assim como qualquer distinção em razão da ocupação profissional ou função por eles exercida, independente da denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos.

Princípio da Irretroatividade (art. 150, III, “a” da CF/88)
É vedado a cobrança de tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado.

Competência Tributária

Art. 155, da CRFB/88
Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre:
a) Transminssão "causa mortis" e doação de quaisquer bens ou direito (ITCMD)
b) Operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que operações e as prestações se incidem no exterior (ICMS)
c) Propriedade de veículos automotores (IPVA)

Art. 156, da CRF/88
Compete aos Municípios sobre:
a) Propriedade predial e territorial urbana (IPTU)
b) Transmissão "intervivos" a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis (ITBI)
c) serviço de qualquer natureza (ISSQN)

Tributos(gênero) - art. 3° CTN (Código Tributário Nacional)



Análise Combinatória - Arranjo e combinação

Análise Combinatória é um conjunto de procedimentos que possibilita a construção de grupos diferentes formados por um número finito de elementos de um conjunto sob certas circunstâncias.

ARRANJO

A ordem dos elementos não importa.

An,p =   n!   
           (n-p)! 

Exemplo: