OFERTA DE MOEDA
M1 = Papel moeda em poder do público + depósitos a vista do público nos bancos
M1 = Papel moeda em poder do público + depósitos a vista do público nos bancos
A medida que o PIB aumenta é necessário fornecer mais moeda. A moeda é um meio de pagamento. O controle da emissão de moeda deve ser permanente e constante.
M1 = PMP + DVPBCM
onde:
M1 = oferta Moeda
PM = Papel Moeda
DV = Depósito a vista
P = do público
BCM = Bancos comerciais e múltiplos.
Redesconto bancário; Banco Central (BACEN)
Quando o Banco não tem dinheiro suficiente para liquidar o saque de seus clientes, ele pode recorrer ao Banco central, através de empréstimos pelas assistência financeira de liquidez.
O dinheiro usado nestes empréstimos é arrecado com o recolhimento compulsório. Quando o BACEN quer expandir o crescimento dos bancos, ele permite que os bancos peguem empréstimos a juros baixos.
TAXA DE JUROS - SELIC
Serviço de liquidação e custódia. Orgão responsável: COPOM Cômite de política monetária.
O Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) é usado para pagar as dívidas públicas que se dão através da venda de títulos públicos federais.
A Dívida Federá é chamada no mundo inteiro de dívida soberana e o risco desta dívida fica a cargo do Governo.
Uma dívida pública de até 60% do PIB é considerada normal.
CONTROLE E SELEÇÃO DE CRÉDITO
Volumes de empréstimos dos bancos e prazos de financiamento.
Os Bancos operam por conseção do governo. O BACEN é o supervisor, regulador, etc. dos demais bancos e estes devem obedecer suas regras. Prazo máximos, volumes máximos de crédito, por exemplo, são estipulados pelo BACEN.
RECOLHIMENTO COMPULSÓRIO DOS BANCOS JUNTO AO BACEN
Reservas compulsórias dos bancos.
Não é todo o dinheiro que foi colocado no banco que fica disponível para uso (empréstimos do banco, etc), parte do valor é recolhido pelo Banco Central através do recolhimento compulsório.
Se o BACEN quiser aumentar o crédito, deve diminuir os compulsórios. Se o BACEN quiser diminuir os empréstimos, aumenta os compulsórios.
Utiliza-se a ferramenta de compulsórios para controlar a economia. (Se a economia estiver crescendo pouco, utiliza-se políticas expansionistas).
OPERAÇÕES DE COMPRA E VENDA DE TÍTULOS PÚBLICOS
"Open Market". Tem efeito imediato sobre a M1
Os tútulos públicos representam a dívida pública. O BACEN tem títulos públicos guardados para utilizá-los no "Open Market" que tem efeito direto na moeda.
Todos os instrumentos de política monetária, possuem defasagem de tempo de 3 a 6 meses, para os efeitos esperados na economia real. As operações de mercado aberto (open-market), possuem efeitos imediatos sobre a liquidez do sistema financeiro.
Exemplo:
BACEN compra títulos - aumenta M1
BACEN vende títulos - diminui M1
MECANISMO DE FUNCIONAMENTO DA POLÍTICA MONETÁRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário