sábado, 14 de abril de 2012

Alguns pontos positivos e negativos no cenário econômico brasileiro...

Uma economia que ao longo do tempo vem acrescendo e adquirindo força no que diz respeito ao seu próprio desenvolvimento é a brasileira, que também possui pontos que não são favoráveis para esse desenvolvimento como um todo.
Ao passo em que o cenário econômico do Brasil, se desenvolve com maiores índices de produção e geração de renda, medidos através do PIB desde 1980 (ano em que iniciou-se o período de maiores mudanças na economia brasileira) levando o pais a acompanhar o crescimento econômico mundial. Existem também fatores que andam na contramão desse crescimento, como por exemplo, o grande aumento da população e a taxa de desemprego que ainda existe no país, por sua vez, influem nas condições a serem consideradas falando-se em desenvolvimento. O aumento da população, não seria um aspecto ruim, se não fosse pelo falta da má distribuição de renda no país, fazendo com que poucos tenham grande parte deste montante e muitos, pouco acesso a áreas importantes para a uma qualidade de vida digna.
Esses dois pontos positivos (maiores produções e geração de renda) batem de frente com o crescimento da população e a existência das taxas de desemprego, pois conclui-se que o desenvolvimento de um país não é considerado apenas pelo crescimento econômico da nação, mas sobretudo pelos diversos e distintos fatores que são variáveis nesse tipo de medição.
Nos tempos atuais, é notável grandes mudanças na economia, dada a melhora no ganho da Nova Classe C que hoje tem acesso a aquisição de itens em que antes eram impossibilitados de adquirir, fazendo com que essa seja uma mudança boa na economia, pois este público, sendo a maioria da população hoje é o que fará a economia movimentar, gerando mais empregos e novos mercados para a industria e comércio brasileiro.
Essa mudança da nova classe C, nos traz uma previsão de melhora na distribuição de renda. Outro ação que vem sendo tomada pelo governo para auxiliar na melhora da distribuição de renda, são os programas destinados as famílias de baixa renda, tais como, bolsa família, bolsa aluguel, etc. Essa renda, permite as famílias de baixa renda terem acesso ao básico para viver de forma aceitável, como também permite que as crianças e adolescentes possam estudar, o que impactará e muito no futuro, com profissionais formados para suprir o mercado de trabalho que hoje sofre com a escassez de mão de obra qualificada.

Escrito por: Cavalcanti, R.; Lima, T.
Abril de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário