terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Gestão de processos organizacionais

O que é?

O processo administrativo é uma sequência contínua de operações que apresentam certa unidade ou que se reproduzem com certa regularidade. O processo organizacional é formado por algumas operações, onde cada operação relaciona um conjunto de atividades.

Conceitos Gerais
Em uma empresa industrial, o processo é o percurso realizado por um material desde que entra na empresa, até que dela saia com um grau determinado de transformação
Toda organização desenvolveu inúmeras atividades que levam à produção de resultados na forma de produtos e serviços. O conjunto dessas atividades devido a sua natureza e os resultados gerados podem ser enquadrados a forma de processos organizacionais que, de forma integrada, trabalham no sentido de promover a alcance d objetivos da organização, diretamente ligados a sua missão.

Processo
Para se definir o processo deve-se estabelecer um procedimento de trabalho. Os papeis de responsabilidade não devem ser atribuídos ao acaso. A identificação das responsabilidades é de vital importância para  controle do recurso humano no processo organizacional.
O mapeamento do processo é a ação de identificar como são realizados os processos organizacionais de uma empresa e de desenhar um fluxograma funcional, que retrata as diferentes áreas de trabalho, onde o tempo e a responsabilidade ficam evidenciados.

Características de um processo organizacional
  • Ter claras fronteiras (início e fim) e seu objetivo.
  • Ter claro aquilo que é transformado na sua execução;
  • Definir como quando (circunstâncias) uma atividade ocorre;
  • Ter um resultado específico;
  • Listar recursos utilizados para a execução da atividade
  • Ter gerenciabilidade, ou seja responsável definido (dono do processo)
  • Problemas conhecidos e acompanhados;
  • Ter efetividade quando às relaçoes com usuários e fornecedores e seus requisitos são claramente definidos;
  • Ter transferibilidade, ou seja, ser devidamente documentado;
  • Ser mensurável, possuindo pontos de controle e medidas de eficácia/ eficiência;
  • Ter alternabilidade por meio de mecanismos de feedback para melhoria; e
  • Permitir o acompanhamento ao longo da execução.
Para fazer  o mapeamento do processo e necessário inicialmente identificar os pontos de início (input) e o fim (output) do processo.

Input: o ponto inicial, normalmente marca os insumos necessários para o processo, tais como: fornecedores, recurso, humano, materiais e energia.

Otput: o ponto final, é a entrega do produto ou serviço ao cliente


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