terça-feira, 1 de dezembro de 2015

COMEX - Câmbio, taxa cambial e spread

Câmbio é a operação de troca de moeda de um país pela moeda de outro país. Por exemplo, quando um turista brasileiro vai viajar para o exterior e precisa de moeda estrangeira, o agente autorizado pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio recebe do turista brasileiro a moeda nacional e lhe entrega (vende) a moeda estrangeira. Já quando um turista estrangeiro quer converter moeda estrangeira em reais, o agente autorizado a operar no mercado de câmbio compra a moeda estrangeira do turista estrangeiro, entregando-lhe os reais correspondentes.

Em uma negociação comercial internacional, para entrada do pagamento no país é necessário que este seja feito através de moeda nacional, sendo assim a moeda estrangeira é trocada em banco autorizado pelo banco central.

Taxa Cambial – É a relação entre a moeda estrangeira e a nacional. É a taxa utilizada para compra e venda de moeda estrangeira.
Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. Assim, quando dizemos, por exemplo, que a taxa de câmbio é 3,20, significa que um dólar dos Estados Unidos custa R$ 3,20. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação à outra. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, as quais são referenciadas do ponto de vista do agente autorizado a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central.


Spread – é o ganho do vendedor nas operações de compra e venda (lucro). refere-se à diferença entre o preço de compra (procura) e venda (oferta) de uma ação, título ou transação monetária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário