terça-feira, 27 de maio de 2014

Gestão de Marketing - Conceitos e Definições

Marketing é a parte do process de produção e de troca que está relacionado com  fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor.
É a ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo, visando a satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços (Fraga, Robson 2006).

RESUMINDO: Marketing avalia o processo mais adequado para que o produto chegue ao consumidor. É uma ferramenta administrativa que possibilita a visão das tendências do mercado e de oportunidades.

PROCESSO DE MARKETING

O COMPOSTO DE MARKETING

Mix de Marketing

Produto: variedade, qualidade, designe, embalagem, serviços, devoluções...

Preço: Preço de lista, descontos, praz de pagamento, condições de financiamento...
Promoção: Promoção de vendas, Publicidade, força de vendas, marketing direto...
Praça (Ponto de Venda): Canais de venda, cobertura variedades, locais, estoque...

VERSÕES DE MARKETING

MARKETING 1.0
Voltado para produtos. 
Foco: vender produtos (produzir e vender).
Força: revolução industrial. Compradores de massa com necessidades físicas

MARKETING 2.0
Voltado para cliente
Foco: Satisfazer e reter os consumidores
Força: Tecnologia da informação. Consumidores inteligentes, com informação e sentimentos.

MARKETING 3.0
Voltado para os valores
Foco:: Fazer do mundo um lugar melhor.
Força: Nova onda tecnológica. Visão e valores da empresa.

OBJETIVO E APLICAÇÕES DO MARKETING

  • maximizar o lucro
  • maximizar a satisfação do consumidor
  • maximizar a escolha (personalização)
  • maximizar a qualidade de vida

Esta maximização se faz, entendendo o consumidor através de pesquisas e analisando as oportunidades.

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