Marketing é a parte do process de produção e de troca que está relacionado com fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor.
É a ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo, visando a satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços (Fraga, Robson 2006).
RESUMINDO: Marketing avalia o processo mais adequado para que o produto chegue ao consumidor. É uma ferramenta administrativa que possibilita a visão das tendências do mercado e de oportunidades.
PROCESSO DE MARKETING
O COMPOSTO DE MARKETING
Mix de Marketing
Produto: variedade, qualidade, designe, embalagem, serviços, devoluções...
Preço: Preço de lista, descontos, praz de pagamento, condições de financiamento...
Promoção: Promoção de vendas, Publicidade, força de vendas, marketing direto...
Praça (Ponto de Venda): Canais de venda, cobertura variedades, locais, estoque...
VERSÕES DE MARKETING
MARKETING 1.0
Voltado para produtos.
Foco: vender produtos (produzir e vender).
Força: revolução industrial. Compradores de massa com necessidades físicas
MARKETING 2.0
Voltado para cliente
Foco: Satisfazer e reter os consumidores
Força: Tecnologia da informação. Consumidores inteligentes, com informação e sentimentos.
MARKETING 3.0
Voltado para os valores
Foco:: Fazer do mundo um lugar melhor.
Força: Nova onda tecnológica. Visão e valores da empresa.
OBJETIVO E APLICAÇÕES DO MARKETING
- maximizar o lucro
- maximizar a satisfação do consumidor
- maximizar a escolha (personalização)
- maximizar a qualidade de vida
Esta maximização se faz, entendendo o consumidor através de pesquisas e analisando as oportunidades.
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