Merchandising compreende um conjunto de operações táticas efetuadas no ponto de venda para colocar no mercado, o produto e o serviço certo:
- No lugar certo
- Na quantidade certa
- No preço certo
- No tempo certo
- Com impacto visual adequado
- e na exposição correta
Com um canal de distribuição de produtos, o varejo se valendo do merchandising busca alcançar objetivos primordiais.
- Corresponder através de suas ofertas de produtos aos anseios de seus consumidores. Prover o consumidor com maior variedade de itens de modo organizado e visível.
- Servir como o local da hora da verdade, ou seja, é no ponto de venda que muitos esforços de comunicação acabam por brilhar ou fracassar.
- O varejo deve respeitar o tempo do consumidor
- Um excelente termômetro para medir comportamento do consumidor
- Hoje considerado também uma régua para a medida do desenvolvimento econômico de um país
O merchandising tem como propósito criar o ambiente de compra ou ambiente de varejo.
- O PDV através do Merchandising não deve ser visto somente como um estabelecimento comercial, mas como um sistema que integra valores.
- O PDV através do Merchandising vai lhe permitir visibilidade
- Vai proporcionar relacionamento e fidelidade de consumidores transformados em Clientes, também é um ponto de encontro de vizinho, amigos, uma referência dentro de diferentes comunidades.
- É um manancial de informações, além de também de prover Educação
- O varejo - abastece e resolve necessidades básica à vida.
Benefícios do trabalho de merchandising
Para o varejo
- Atrai novos consumidores, criando fidelidade
- Aumenta o giro da venda do produto
- Valoriza o visual e o impacto das ações de loja
- Maior lucratividade
- Crescimento na relação com a empresa.
Para o Fabricante
- Aumento de giro do produto
- Intensifica relacionamento Trade e Varejo
- Cria novos espaços e oportunidade para exposições
- Permite um melhor entendimento do comportamento do seu consumidor
Para os consumidores
- Facilita e acelera a decisão de compra
- Economia de tempo
- ajuda a lembrá-los de suas necessidades, sejam impulsivas ou não
- Destaca a imagem do produto, organização das gôndolas
- Avisa-os das promoções, preços e descontos
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