sexta-feira, 30 de maio de 2014

Marketing de Varejo - Perfis Digigráficos


A agência DM9 denominou uma nova classificação de consumidores criados nessa era digital. Segundo a agência, a divisão “tradicional”, que se baseia em informações variadas (como dados demográficos, por exemplo), já não basta, pois a tecnologia mudou o mundo.

Após um estudo que foi feito com pessoas entre 8 e 60 anos, foram identificados cinco perfis, que mostram os consumidores em relação ao uso da tecnologia, e como ela impacta a sua realidade.

A hiper-informação e o hiper-relacionamento são características que influenciam os novos consumidores

HIPER-INFORMAÇÃO
1 - informação de fácil e rápido acesso
2 - possibilidade de compartilhamento das informações
3 - Aprofundamento das informações
4 - Diversidade de fontes e profundidade de informações
5 - Cuidado - veracidade das fontes
6 - Hiper colaboração (Wiki, Linux, Android, etc.)

HIPER-RELACIONAMENTO
1 - Intensa troca entre pessoas em tempo integral
2 - Riscos de iterações superficiais
3 - Registros do passado não se apagam
4 - Valorização do Pioneirismos da Informação

Perfis digigráficos - Esferas
A esfera do indivíduo - facetas
A esfera dos outros - seus relacionamentos afetivo, sociais e profissionais.
A esfera das instituições - da família, escola, empresas.
A esfera do mundo - o contexto de tempo e espaço onde vivem as pessoas.

IMERSOS

  • Máquinas são fundamentais para o desenvolvimento pessoal
  • Relacionamentos baseados na Economia Digital
  • Crenças vêm de simbiose com a máquina
  • Sem conectividade seria restrito
  • Dependente de relações digitais
  • Esfera do indivíduo expandida pela internet
  • Tornam-se o que desejam e querem aparentar ser
  • Escoram-se na pseudo-proteção da conectividade
  • Projetam-se e protegem-se as vezes por "fakes"


FERRAMENTADOS

  • Máquinas são convenientes para a vida cotidiana
  • Não são escravos das maquinas - acreditam que são recursos importantes e sabem utilizá-los
  • Onde tecnologia ajuda, e onde ela te prejudica
  • Tecnologia gerou a Horizontalização das instituições
  • Utilizam tecnologia de forma lúdica para aumento do aprendizado
  • Família deixa de ser  único Universo de referência
  • Marcas também sofrem impacto da horizontalização
  • Palavra chave - Eficiência


FASCINADOS

  • Tecnologia: Gadgets são ícones da modernidade
  • "Early-Adopters" - consomem as novidades: "antenados"
  • Não dominam sua melhor utilização - "Troféus"
  • Pirâmide de Maslow: mais intenso - Social, Status
  • Dão valor excessivo à sua imagem, e relações
  • Hiper-relacionamentos: intensidade
  • Afastamento ou aproximação das pessoas
  • Como prezam pela imagem, incomodam-se com o passado
  • Incomodam-se com a exposição excessiva
  • Gostam de ter o domínio da informação com antecedência.
  • Marcas deve ir além para aumentar o valor simbólico


EMPARELHADOS

  • Relação mais simbiótica com as máquinas e funcionalidade
  • "Vida digital" está no centro de seus afazeres
  • Vida moderna seria extremamente complicada sem o auxílio da tecnologia
  • Esfera do indivíduo impactada: expansão via máquinas
  • Máquinas essenciais, "extensão do corpo".
  • Concentram-se na utilidade prática dos aparelhos
  • Sem computador você perde o contato com a vida
  • Gadgets são oportunidades de mídia

EVOLUÍDOS

  • Nasceram e estão crescendo já adaptados à Economia Digital - Crianças e adolescentes
  • Não existe mundo sem tecnologia - museu
  • Aparelhos digitais fazem parte da vida como conhecem
  • Esfera do mundo redimensionada: menos sofrem
  • Novo tempo e espaço - natural
  • Capacidade de multi processamento de tarefas
  • Percebem restrição de espaço apenas fora do mundo digital
  • Respostas precisam surgir em um fração de segundos
  • Real e virtual: não faz sentido dividir
  • Hiper-realidade - queda de barreiras
  • Distância a um clique, mais próximo que a distância física
  • Conceito da Não-distância
  • Cobertura geográfica de negócio deve estar adaptada e clara.


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