domingo, 11 de março de 2012

Panorama descritivo da Economia Brasileira e Conceitos Básicos

A fisionomia do País ao longo do último século é substancialmente diferente daquela de seu início.

A economia cresceu e a população também, multiplicou-se quase 10 vezes. Neste período teve crescimento populacional de 2,28%a.a. em média, enquanto a taxa de crescimento mundial foi de 1,36%.

A produção e a a geração de renda também sofreram forte expansão, foram mais de 1.200% de expansão, ou seja, produziu-se no Brasil em 2000 mais de doze vezes o que se produzia em 1950.
Neste período (entre 1950 e 2000) a taxa foi:
Taxa de crescimento econômico Brasil - 5,2% a.a.
Taxa de crescimento econômico Mundial - 4,7% a.a.

Apesar do forte crescimento, a economia brasileira ainda deixa a desejar em termos de desenvolvimento comparada a países com dimensões territoriais ou população semelhantes.

O Brasil passou por uma transformação estrutural, alterando substancialmente tanto sua base produtiva quanto as condições de vida da população.
Até aproximadamente a década de 30, o país era considerado um país agroexportador. A partir de meados do século XX, reverte-se este "modelo" econômico por meio da chamada industrialização por substituição de importações. Consequentemente houve também uma forte urbanização do país.
Em 1940 cerca de 2/3 da população vivia na área rural, atualmente menos de 20%.

Participação no PIB brasileiro (média)

                      Agropecuária         Indústria
Década de 50 -   25%                     25%
Década de 90 -   10%                     35%

A diminuição da participação do setor agrícola, não quer dizer que ele não seja importante, pois grande parte dos produtos industrializados ou semi-industrializados tem sua origem na agricultura, por exemplo o suco de Laranja.

Outros fatores devem ser avaliados quando se fala da economia, tais como questões demográficas, contabilidade nacional para definir o produto e o crescimento econômico e também os problemas macroeconômicos fundamentais: desemprego e inflação.

Este é o resumo da Introdução do Livro Economia Brasileira Contemporânea.

GREMAUD, A.P., Vasconcelos, M.A.S., JÚNIOR, R.T. Economia Brasileira Contemporânea, ED. ATLAS, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário