domingo, 10 de junho de 2012

Comportamento Organizacional


O comportamento organizacional é avaliado por um estudo sistemático, analisando ações e atitudes, não através do "achismo", mas sim com base em fatos.

É um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações:
1º - A tarefa: o que o indivíduo faz no trabalho
2° - O grupo: interação com os superiores e colegas de trabalho
3° - As organizações: As variáveis que acontecem no ambiente de trabalho

"A qualidade de nossas relações com as pessoas, dependem em grande medida da nossa capacidade de perceber adequadamente o comportamento e a experiência do outro".

Se a organização quer alcançar os seus objetivos da melhor maneira possível, ela precisa saber canalizar os esforços das pessoas para que também estas atinjam os seus objetivos individuais e que ambas saiam ganhando.

As organizações são constituídas de pessoas, e dependem delas para alcançar seus objetivos e cumprir suas missões. Para as pessoas, as organizações constituem o meio pelo qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais com o mínimo de tempo, esforço e conflito.

Objetivos:

ORGANIZAÇÃO

  • lucro
  • produtividade
  • eficácia
  • maximização da aplicação de recursos físicos e financeiros
  • redução de custos
PESSOAS
  • melhores salários e benefícios
  • conforto no trabalho
  • lazer
  • segurança no emprego
  • desenvolvimento
  • progresso pessoal
Administrar um empresa, requer mais do que as funções básicas de gerência (planejar, organizar e controlar). Como o ambiente em que vivemos não é estático, precisamos sempre alterar nossa postura diante do mundo.
Cenário atual: Economia liberal, globalização, aumento da competitividade, avanço tecnológico, velocidade na transmissão e comercialização de tecnologia, inovação, qualidade e profissionais capacitados.

As pessoas levam para as organizações as suas características. Algumas podem ser aproveitadas, já outras é preciso saber lidar. Todas essas características devem ser conhecidas e respeitadas pelo administrador.

O comportamento dos funcionários influencia diretamente o desempenho das organizações. Os principais comportamentos determinantes são: Produtividade, absenteísmo e rotatividade.
Existem três razões para se preocupar com isso:
  • Ligação entre satisfação e produtividade
  • Satisfação ligada diretamente ao absenteísmo e rotatividade
  • Responsabilidade humanista de oferecer empregos que sejam estimulantes, gratificantes e que proporcionem satisfação.
Os objetivos do estudo do comportamento organizacional são, explicar porque as pessoas tem determinadas atitudes, prever ações, controlar (manipular ou influenciar) determinadas ações.

O relacionamento interpessoal é ponto chave em uma organização.
O relacionamento interpessoal é uma competência buscada em qualquer profissional. Ele é uma troca, pois não basta apenas um fazer, tem que haver interação.
Um dos problemas dos relacionamentos é a expectativa (esperar algo do outro), que muitas vezes pode trazer frustração.

O relacionamento deve ter como base os limites e as limitações.
  • Limites: até onde eu deixo você ir em relação a mim
  • Limitações: até onde eu posso ir
Áreas cobertas pelo relacionamento:
  1. Suprir necessidades mútuas
  2. Relacionar-se um com o outro ao longo do tempo
  3. Trocar informações sobre sentimento, pensamentos e idéias
Forças de impulsionam o relacionamento
  • Empatia
  • Motivação
  • Inciativa
  • Competência
  • Apoio
Forças que restringem o relacionamento
  • Vaidade
  • Apatia
  • Dependência
  • Timidez
  • Manipulação


A comunicação é outro ponto chave dentro de uma organização. Ela pode se dar de forma verbal ou não verbal através da utilização de código (sinais que todos entendam), onde o emissor codifica a mensagem e o receptor interpreta. Existem vários canais de comunicação, necessitando apenas avaliar o melhor a ser usado para cada assunto a ser tratado, otimizando assim comunicação.

Alguns fatores interferem na percepção e comunicação. O raciocínio distorcido interfere em nossa capacidade de compreender.
  • generalizações exageradas
  • rotulagem destrutiva
  • tentar ler pensamentos
  • preconceito contra o diferente
  • valores pessoais
  • interpretação erronia de indícios não verbais
  • foco pessoal
  • tendência a aconselhar
  • filtragem 
Outro ponto importante a ser avaliado e acompanhado são as lideranças.
A liderança é uma competência. É o processo de conduzir um grupo de pessoas a um objetivo tornando-o comum. Também é a habilidade de motivar e influenciar pessoas.
Existem três tipos de liderança: Autocrática, Liberal e Democrática.
Estes tipos podem ser subdivididos em vários estilos:

Líder paternalista          - Autoritário
                                    - Afetivo
Líder de Mudança        - Visionário
                                    - Diretivo
Líder Formador            - Participativo
                                    - Coaching
Líder Controlador         - Modelador 
                                    - Laissez-faire

Um líder não adota necessariamente um estilo, sendo a melhor forma de liderar a situacional, onde, de acordo com a situação a ser abordada, deve-se utilizar um determinado tipo de liderança para alcançar o objetivo.


"Inteligência, iniciativa, visão estratégica, liderança nos contratam, a falta de bom relacionamento, demite."

Escrito por: Lima, T

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