Sistemas de Marketing
4P's 4C's
4A's
4P's
O mercado é visto do lado do vendedor (empresa), com uma visão orientada para o produto e menos para o cliente (consumidor). Foi criado em 1960 pelo Profº Jerome Mccarly.
Produto: Preço:
- Variedade de Produtos - Preço de lista
- Qualidade - Descontos
- Design - Concessões
- Características - Prazo de pagamento
- Nome da Marca - Condições de financiamento
- Embalagem
- Tamanho
- Serviço
- Garantia
- Devoluções
Promoção: Ponto de venda:
- Promoção de Vendas - Canais de Distribuição
- Publicidade - Cobertura
- Força de Vendas - Variedades
- Relações Públicas - Locais
- Marketing Direto - Estoque
- - Transporte
4C's
O sistema 4C's foi criado por Robert Lauterbom, por volta de 1990. tem como visão orientar o composto para o cliente.
- Consumidor
- Custo para o consumidor
- Conveniência
- Comunicação
4A's
Os sistema 4A's foi um conceito criado pelo professor Ralmar Richers.
Sistema que coordena o marketing com as atividades de outras áreas funcionais da empresa, afim de seguir os objetivos e as metas estabelecidas no planejamento de marketing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário