O marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais (transformando uma necessidade particular ou social em uma oportunidade lucrativa).
De acordo com Kotler(2006), "Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros".
"A essência do marketing é um estado da mente. Em marketing os profissionais adotam o ponto de vista do consumidor. Essas decisões são apoiadas com base no que o cliente necessita e deseja". Marcos Cobra
Como definição gerencial, o marketing muitas vezes é descrito como "a arte de vender produtos".
O conceito moderno de marketing, surgiu no pós guerra (década de 50), quando o avanço da industrialização mundial acirrou a competição entre empresas e a disputa pelos mercados alvos trouxe novos desafios não bastando apenas desenvolver e produzir produtos e serviços com qualidade e custo competitivo, pois o cliente passou a contas com o poder de escolha, selecionando a alternativa que lhe proporcionasse melhor relação entre custo e benefício.
OBJETIVO DO MARKETING
Provocar uma resposta comportamental da outra parte.
Consiste na tomada de ações que provoquem a reação desejada de um público-alvo.
Conceito de marketing: pode ser entendido como a função empresarial que cria continuamente o valo para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: Produto, preço, comunicação e distribuição.
O Marketing também pode ser entendido como o processo social voltado para satisfazer as necessidades e os desejos de pessoas e organizações, por meio da criação da troca livre e competitiva de produtos e serviços que geram valor para as partes envolvidas no processo.
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