- Produção artesanal de bens e produtos.
- Contato direto com os clientes
- Produtos feitos sob encomenda
- Atendimento das necessidades individuais dos clientes
- Preço combinado previamente com o cliente
- Entrega direta ao clientes
Era Industrial
- Produção em massa de bens e produtos
- Clientes em grande número e desconhecidos
- Produção de grandes quantidades e antecipadamente à demanda
- Preço baseado na matéria-prima, custos de produção e lucro
- Entrega do produto em locais de grande concentração de clientes
Era da Produção - Produto
- Foco: Produto
- Meios: Praticamente sem esforço de vendas
- Fins: Lucro pelo volume de vendas
Era de Vendas - Promoção
- Foco: Produto
- Meios: Vendas agressivas com promoção e propaganda
- Fins: Lucro pelo volume de vendas
Era de Marketing
- Foco: Atender às necessidades e desejos dos clientes
- Meios: Marketing Integrado
- Fins: Lucro pela satisfação das necessidades e desejos dos clientes
Era de Marketing Societal
- Foco: Atender às necessidades e desejos dos clientes, de modo a preservar ou ampliar o bem estar dos consumidores, da sociedade e do meio ambiente.
- Meios: Marketing Integrado
- Fins: Lucro pela satisfação dos clientes, de modo a preservar o bem estar dos consumidores, da sociedade e do meio ambiente.
Fonte: Material de estudo Profº Milton Del Rio Blas - UniÍtalo - 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário