sexta-feira, 15 de junho de 2012

Evolução do Marketing

Era pré-industrial
  • Produção artesanal de bens e produtos.
  • Contato direto com os clientes
  • Produtos feitos sob encomenda
  • Atendimento das necessidades individuais dos clientes
  • Preço combinado previamente com o cliente
  • Entrega direta ao clientes

Era Industrial
  • Produção em massa de bens e produtos
  • Clientes em grande número e desconhecidos
  • Produção de grandes quantidades e antecipadamente à demanda
  • Preço baseado na matéria-prima, custos de produção e lucro
  • Entrega do produto em locais de grande concentração de clientes

Era da Produção - Produto
  • Foco: Produto
  • Meios: Praticamente sem esforço de vendas
  • Fins: Lucro pelo volume de vendas

Era de Vendas - Promoção
  • Foco: Produto
  • Meios: Vendas agressivas com promoção e propaganda
  • Fins: Lucro pelo volume de vendas

Era de Marketing
  • Foco: Atender às necessidades e desejos dos clientes
  • Meios: Marketing Integrado
  • Fins: Lucro pela satisfação das necessidades e desejos dos clientes

Era de Marketing Societal
  • Foco: Atender às necessidades e desejos dos clientes, de modo a preservar ou ampliar o bem estar dos consumidores, da sociedade e do meio ambiente.
  • Meios: Marketing Integrado
  • Fins: Lucro pela satisfação dos clientes, de modo a preservar o bem estar dos consumidores, da sociedade e do meio ambiente.


Fonte: Material de estudo Profº Milton Del Rio Blas - UniÍtalo - 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário