O aumento da ofertas de produtos permite ao consumidor ser mais exigente, também devido ao rápido acesso a informação
Múltiplas facetas do novo consumidor:
- Global
- Consciente
- Digital
- Mais bem informados
Diante disto, o marketing deve agir com flexibilidade, atualização constante e capacidade de antecipação.
O QUE É MARKETING
O Marketing é um conjunto de ações, medidas, técnicas e ferramentas utilizadas para atender as
necessidades e desejos dos clientes.
Tem função essencial para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento na produção e na colocação no mercado de bens e serviços;
CONSUMO - É a atitude de comprar, querer ter. União das necessidades fisiológicas e psicológicas ativadas por estimulos.
PSICOLOGIA DO CONSUMIDO - Ajuda o marketing a entender o perfil do consumidor.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - Atitudes físicas e mentais para a atitude de compra.
PORQUE ESTUDAR O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR?
É fundamenta para a criação de estratégias de marketing e entender as influências de compra. Quando se entende que a pessoa quer e como ela quer, fica mais fácil atingi-la.
O CONSUMIDOR É O REI - Tudo gira em torno de sua satisfação
Influências:
- Sociais
- demográficos
- culturais
- psicológicos
- situacionais
O consumidor é como um iceberg
Dimensões que compõe a natureza humana
- Natureza racional - razão
- Emotiva - emoções conscientes e inconscientes
- Social - regras do grupo
- Dialético - oposições
- Complexa - determinações e indeterminações
- Gregária - Algum poder de arbítrio ou por necessidade de fazer parte de um grupo.
Fatores que influenciam o comportamento de compra
Segundo Kotler
- Mercado
- Cultura
- Social
- Psicológico
Segundo Pinheiro et al (2006)
- Fatores psicológicos
- Fatores Socioculturais
- Fatores situacionais
Fatores internos e externos que influenciam comportamento de compra
INTERNOS
PSICOLÓGICAS - necessidades, desejos, percepção, aprendizagem, motivação, atitudes e personalidade
COMPORTAMENTAL - processos de tomada de decisão, atitudes e personalidade
EXTERNOS
- Economia
- Cultura
- Grupos sociais
- Grupos de referência
- Família
- Classe Social
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