- Exposição a uma informação;
- Atenção a informação;
- Decodificação
Características da Percepção
- Subjetividade - cada um percebe a sua maneira
- Seletividade - seleciona-se o que é de interesse
- Simplificadora - tendência em simplificar para entender
- Limitada no tempo - Tem um tempo ara perceber e captar a mensagem
- Cumulativa - acumula-se conhecimento
Características dos estímulos à percepção
- Intensidade - as pessoas tendem a selecionar estímulos de maior intensidade, como clarão forte, som agudo, etc.
- Tamanho - Prestamos mais atenção em anúncios maiores
- Forma - Formas e contornos bem definidos são melhores percebidos
- Cor – objetos coloridos atraem mais atenção
- Mobilidade - Anúncios móveis são mais percebidos do que os estáticos.
- Contraste - Quando o anúncio trabalha com as ausências para impactar o expectador.
- Localização - Páginas impares são mais caras; Canto superior esquerdo de revistas; Pontas de gôndola versus prateleiras; Horários da TV; Ordem de seqüência no intervalo.
- Insólito – características fora do comum
Níveis de processamento das informações externas
- Sensação – Registro dos estímulos recebidos pelos órgãos sensoriais – somente sentimos desvios e discrepâncias.
- Organização – É a capacidade de classificar e categorizar os estímulos recebidos por semelhanças, tendo por base informações gravadas na memória.
- Interpretação – A tendência é para interpretar (perceber) o mundo como queremos que ele seja.
Formas de organização da percepção
Grupamento - Quando os estímulos são vários e não imediatamente organizados em figura – há necessidade de organizá-los
Continuidade - Necessidade de completar uma figura ou idéias
Estímulos ambíguos - Implica em diferentes tipos de leitura e a interpretação se faz em função das expectativas.
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