Dotar produtos e serviços com o poder de uma marca
Trabalhar para criar uma marca forte e depois usufrui da força desta marca. Há milhares de empresa em que a marca é forte regionalmente e não faz ideia que essa marca pode ser reconhecida internacionalmente.
Como deixar uma marca forte?
Depende de uma série de fatore e mesmo que isso aconteça, não é fácil mantê-la.
A marca se traduz em um patrimônio para a empresa. É o que transforma a pequena e média empresa, em uma empresa internacional. Empresas demonstram ser geradores de riqueza, se mantem firme.
A marca se torna tão forte que rouba a identidade do produto. exemplo: Bic, Maizena, Gillet, Merthiolate, Cotonete, Bandaid
BRAND EQUITY - Força da marca
Pode ser considerado como sendo o patrimônio da marca. Para as empresas, as marcas representam uma propriedade valiosa que pode influenciar o comportamento do consumidor, ser comprada, vendida e oferecer segurança de receitas futuras e estáveis para seu proprietário.
VANTAGENS DE UMA MARCA FORTE
- Melhor percepção de desempenho do produto
- Maior fidelidade
- Menor vulnerabilidade à concorrência
- Maiores margens
- Menos sensibilidade do consumidor aos aumentos de preço
- Maior eficiência das comunicações de marketing
- Possíveis oportunidade de licenciamento
- Oportunidades adicionais de extensão da marca.
MARCA NOTA 10 - CARACTERÍSTICAS
- A marca se destaca por oferecer os benefícios que os consumidores realmente desejam.
- A marca se mantém relevante.
- A estratégia de determinação de preços se baseia nas percepções de valor por parte dos clientes.
- A marca é devidamente posicionada.
- A marca é coerente.
- O portfólio e a hierarquia da marca fazem sentido.
- A marca utiliza e coordena um repertório completo de atividades de marketing para construir o brand equity.
- Os gerentes da marca compreendem o que a marca significa para os consumidores.
- A marca recebe apoio adequado e frequente.
- A empresa monitora fontes de brand equity.
ESTRATÉGIAS DE MARCA
Extensão de linha: A empresa introduz itens adicionais em uma certa categoria de produto, com o mesmo nome da marca, porém com diferentes atributos, como sabores, formas, ingredientes, acabamentos, etc. Exemplo: uma linha de biscoitos lança novos sabores na mesma linha.
Extensão da marca: Uma marca bem sucedida lança produtos novos ou modificados, em uma nova categoria. Exemplo: A Parmalat que trabalha com derivados de leite, lança um suco de laranja.
Multimarcas: As empresas introduzem marcas adicionais na mesma categoria. A empresa ganha mais espaço nas prateleiras, porém, obtém menor participação de mercado com cada marca. Exemplo: P&G - Ariel, Bold, Ace; Unilever - Omo, Minerva, Brilhante.
Novas Marcas: A empresas cria uma nova marca ou entra em uma nova categoria de produto a qual nenhuma das suas marcas se adequou. Exemplo: Bombril - Limpol; Nestlé - Sopas Maggi.
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