quarta-feira, 4 de junho de 2014

Gestão de novos produtos - Branding

Dotar produtos e serviços com o poder de uma marca

Trabalhar para criar uma marca forte e depois usufrui da força desta marca. Há milhares de empresa em que a marca é forte regionalmente e não faz ideia que essa marca pode ser reconhecida internacionalmente.

Como deixar uma marca forte?
Depende de uma série de fatore e mesmo que isso aconteça, não é fácil mantê-la.
A marca se traduz em um patrimônio para a empresa. É o que transforma a pequena e média empresa, em uma empresa internacional. Empresas demonstram ser geradores de riqueza, se mantem firme.

A marca se torna tão forte que rouba a identidade do produto. exemplo: Bic, Maizena, Gillet, Merthiolate, Cotonete, Bandaid

BRAND EQUITY - Força da marca
Pode ser considerado como sendo o patrimônio da marca. Para as empresas, as marcas representam uma propriedade valiosa que pode influenciar o comportamento do consumidor, ser comprada, vendida e oferecer segurança de receitas futuras e estáveis para seu proprietário.

VANTAGENS DE UMA MARCA FORTE
  • Melhor percepção de desempenho do produto
  • Maior fidelidade
  • Menor vulnerabilidade à concorrência
  • Maiores margens
  • Menos sensibilidade do consumidor aos aumentos de preço
  • Maior eficiência das comunicações de marketing
  • Possíveis oportunidade de licenciamento
  • Oportunidades adicionais de extensão da marca.
MARCA NOTA 10 - CARACTERÍSTICAS
  1. A marca se destaca por oferecer os benefícios que os consumidores realmente desejam.
  2. A marca se mantém relevante.
  3. A estratégia de determinação de preços se baseia nas percepções de valor por parte dos clientes.
  4. A marca é devidamente posicionada.
  5. A marca é coerente.
  6. O portfólio e a hierarquia da marca fazem sentido.
  7. A marca utiliza e coordena um repertório completo de atividades de marketing para construir o brand equity.
  8. Os gerentes da marca compreendem o que a marca significa para os consumidores.
  9. A marca recebe apoio adequado e frequente.
  10. A empresa monitora fontes de brand equity.
ESTRATÉGIAS DE MARCA
Extensão de linha: A empresa introduz itens adicionais em uma certa categoria de produto, com o mesmo nome da marca, porém com diferentes atributos, como sabores, formas, ingredientes, acabamentos, etc. Exemplo: uma linha de biscoitos lança novos sabores na mesma linha.
Extensão da marca: Uma marca bem sucedida lança produtos novos ou modificados, em uma nova categoria. Exemplo: A Parmalat que trabalha com derivados de leite, lança um suco de laranja.
Multimarcas: As empresas introduzem marcas adicionais na mesma categoria. A empresa ganha mais espaço nas prateleiras, porém, obtém menor participação de mercado com cada marca. Exemplo: P&G - Ariel, Bold, Ace; Unilever -  Omo, Minerva, Brilhante.
Novas Marcas: A empresas cria uma nova marca ou entra em uma nova categoria de produto a qual nenhuma das suas marcas se adequou. Exemplo: Bombril - Limpol; Nestlé - Sopas Maggi.

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