segunda-feira, 2 de junho de 2014

Comportamento do consumidor - Comportamento e Percepção

COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS 
O que são necessidades? 
“A necessidade é um estado caracterizado pela falta de alguma coisa, pela privação de alguma satisfação básica, e é inerente ao ser humano”.  (VERRY, 1997) 
É a condição de insatisfação vivida por um indivíduo e que o leva a busca de resolução ao problema. 

PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES DE MASLOW   
 Fisiológicas: são primordiais, pois relacionam-se a sobrevivência do organismo e devem ser atendidas em primeiro lugar – oxigenação, sede, fome, sono, excreção e impulso sexual 
  De segurança: estabilidade, proteção liberdade, ordens, leis e limites. Esses itens se apresentam de acordo com o estágio evolutivo da pessoa 
 De amor: são as relações afetivas em geral – família, amigos e grupo social essa necessidade exige reciprocidade (dar e receber amor) 
 De estima: consiste em ter auto-respeito, auto-estima e ser estimado pelos demais. 
 De realização: compreende realizar-se dentro dos próprios potenciais e possibilidades 


MOTIVAÇÃO  
É uma força variável e dinâmica que resulta de sua interação com a situação. 
Necessidade humana                Motivo               Comportamento adequado 
         (tensão)                            (estimulo)            (redução da tensão) 

APRENDIZADO  
Grande parte do processo de consumo é comportamento aprendido. 
O processo de aprendizagem é fortemente afetado pelas consequências do comportamento adotado. 

ATITUDES  
É uma predisposição aprendida para responder de maneira consistentemente favorável ou desfavorável a determinado objeto. 

PERSONALIDADE  
Conjunto de características psicológicas  singulares  que levam a reações relativamente coerentes e contínuas em relação ao ambiente. 

PERCEPÇÃO  
É a maneira como as pessoas coletam e interpretam os estímulos provindos do seu meio ambiente. 

A EXPOSIÇÃO E A CAPACIDADE PERCEPTIVA  
Processo perceptivo  envolve três estágios: 
Exposição à informação 
Atenção 
Interpretação 

Conceitos básicos da percepção: 
a) Atenção  seletiva:  consciente ou inconscientemente as pessoas ignoram a maioria dos outros, pelo simples fato de nossa habilidade mental de processamento ocorrer passo a passo. 
b) Distorção seletiva: (percepção seletiva) faz as pessoas mudarem o significado dos estímulos dissonantes para que se tornem consistentes  com suas crenças e com seus sentimentos 
c) Retenção seletiva: significa que as pessoas provavelmente só se lembrarão dos estímulos que apoiam seus sentimentos e crenças preconcebidos, esquecendo-se dos demais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário