segunda-feira, 2 de junho de 2014

Comportamento do consumidor - Processo de compra

PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA

Papéis no processo de compra

  • Iniciador 
  • Influenciador 
  • Decisor
  • Comprador
  • Usuário


Estágios da tomada de decisão
  • Reconhecimento da necessidade
  • Busca de informações
  • Avaliação de alternativas
  • Decisão de compra
  • Pós compra


DISSONÂNCIA COGNITIVA

Cognição - Pensamento, raciocínio, inteligência

É a ansiedade pós compra que resulta da tomada de decisão e do compromisso de compra.
É um desconforto, remorso do comprado, resultante do valor unitário, quantidade de alternativa antes da compra, longevidade do produto. Quanto mais aumenta o nível de cada um desses fatores, maior é o conflito pós compra.
O consumidor senta a necessidade de colher informações positivas, e a tensão entre dois pensamentos opostos tipicamente após a compra, causa a dissonância.

Formas de reagir diante da Dissonância cognitiva

  • Revogando a decisão de compra
  • mudando seu conhecimento sobre as alternativas 
  • redefinindo os resultados finais das alternativas similares;

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