quarta-feira, 4 de junho de 2014

Gerência de Novos produtos - Produto

PRODUTO -  é qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo e, que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.

Os produtos podem ser classificados em Tangíveis e Intangíveis.

Tangíveis: Objetos físicos
Intangíveis: Serviços (Só existe enquanto é utilizado)

Os bens tangíveis ainda podem ser classificados em dois tipos de bens:

Bens de Consumo: que podem ser duráveis (carro, TV, geladeira, etc) ou não duráveis (comestíveis, medicamentos ou de desgaste)
Bens Industriais: geradores de riqueza

CARACTERÍSTICAS DE BENS INTANGÍVEIS

Os serviços possuem características básicas pois não permitem se mostrar fisicamente. A pessoa compra em uma expectativa de qualidade. A prestação de serviço é uma aposta.

Intangibilidade: Só existe enquanto é consumido, pois não é palpável.
Inseparabilidade: Não é possível estocar já que só existe enquanto é consumido.
Variabilidade: O grande problema de serviço é a variabilidade que pode ocorrer de um para outro, por isso a necessidade de investir em treinamentos e procedimentos.
Perecibilidade: O serviço tem um limite, por exemplo quando falamos de um voo de avião, se a aeronave não completa os assentos e decola, terá o prejuízo dos assentos vazios.


NÍVEIS DE PRODUTOS


Benefício básico: Qual é a ideia para que o produto vá para o mercado? Exemplo: quando falamos um produto final como o ônibus, o produto básico correspondente é o Transporte coletivo. Outros exemplos: para TV, rádio, teatro ou cinema, o produto básico é o entretenimento; para o avião  produto básico é o transporte aéreo, para o navio é o transporte marítimo. A partir do benefício básico é que se gera o produto básico.

Produto básico: Gera o modelo, o protótipo, o produto básico. Neste estágio não se vende nada, pois ele ainda é um modelo, ainda faz parte de um desenho.

Produto esperado: O produto já está definido, como é, embalagem, preço, onde vai ser vendido, campanha para colocar o produto nas mãos do consumidor. O produto vai para o mercado (ou seja, é lançado) e já torna-se competitivo.

Produto ampliado: Adiciona-se ao produto algum tipo de serviço, por exemplo: a uma TV adiciona-se o serviço de instalação, suporte técnico, etc.

Produto Potencial: Produto vai competir no mercado com todos os seus diferenciais.

CLASSIFICAÇÃO DOS BENS DE CONSUMO

Produtos de conveniência: O consumidor não investe muito na escolha deste produto, pois compra com frequência e de forma imediata. Possuem baixo preço e precisam de uma boa distribuição para estarem sempre disponíveis. (Os consumidores não escolhem marca, como é produto é barato,  o preço não é fundamental e a necessidade é frequente ou emergencial).

Bens de comparação: Produtos em que há compra menos frequente. Dispende-se de um cuidado a mais para comparar ofertas. Não são são encontrados em todos os locais (pontos definidos). Compara-se adequação, qualidade, preço e estilo.

Bens de especialidade: A marca faz sentido, são produtos de exclusividade onde gasta-se tempo na compra.

Bens não procurados - Como a própria classificação já define, este tipo de produto não é procurado, como por exemplo , seguro de vida, jazigos, etc. Dependem de um grande esforço da equipe de vendas e propaganda.

EMBALAGEM
A embalagem tem grande grau de importância para o produto, pois são um vendedor silencioso. Por si só, cria um diferencial competitivo. Quando a embalagem pode ser reutilizada, cria mais um diferencial para o produto.
É importante que a embalagem seja de fácil reconhecimento e mantenha as características originais do produto.
Rótulos - Devem promover, descrever e identificar (quem fabrica, onde fabrica, validade, qual a composição e também pode ser utilizado para promoção).


AMPLIAÇÃO DA LINHA DE PRODUTOS

Ampliação para baixo - busca participação no mercado
Alto preço+alta qualidade = baixo volume de vendas. Cria-se uma nova marca, diminuindo o preço e a qualidade, aumentando o volume de vendas.



Ampliação para cima - busca maior lucratividade
Baixo preço+baixa qualidade = alto volume de vendas e baixa lucratividade. Aumentando a qualidade e o preço, agregando valor, o produto sai da venda por quantidade e vai para venda por lucratividade.

A ampliação também pode ser para os dois sentidos - Para cima e para baixo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário