quarta-feira, 4 de junho de 2014

Gestão de Novos Produtos - Comportamento do Consumidor

A análise do comportamento do consumidor tem grande influencia no desenvolvimento de novos produtos. Através desta avaliação, se entende as reais necessidades e desejos dos clientes para que este, sinta vontade de compra de seu produto e também, conhecer fatores internos e eternos que influenciam o consumidor em suas decisões de compras, pois eles não são iguais.

Verificar os fatores que influenciam o comportamento do consumidor, ajudam a identificar como o produto deve ser apresentado ao consumidor (locais de compra, fixação de preço, facilitar as condições de pagamento, recebimento, embalagem, etc).

Modelo simples de resposta


FATORES DE INFLUENCIA 

Fatores Culturais

  • Comprador
  • Classe Social
  • Sub-cultura
  • Cultura
Fatores Sociais
  • Família
  • Grupos de Referência
  • Papéis e status
Fatores Pessoais

  • Idade e estágio no ciclo de vida
  • Ocupação e circunstâncias econômicas
  • Estilo e vida
  • Personalidade e auto-imagem
Fatores Psicológicos
  • Percepção
  • Crenças e atitudes
  • Aprendizado
  • Motivação
PERCEPÇÃO
É o processo por meio do qual uma pessoa seleciona, organiza e interpreta as informações recebidas para criar uma imagem significativa do mundo. O consumidor seleciona as informações que ele recebe e organiza dentro do cérebro para a formação de uma "imagem".

Atenção  seletiva:  consciente ou inconscientemente as pessoas ignoram a maioria dos outros, pelo simples fato de nossa habilidade mental de processamento ocorrer passo a passo. 
Os profissionais de Marketing devem se esforçar ao máximo para atrair a atenção dos consumidores. O verdade desafio é saber que estímulos a pessoa perceberá.

Distorção seletiva: (percepção seletiva) faz as pessoas mudarem o significado dos estímulos dissonantes para que se tornem consistentes  com suas crenças e com seus sentimentos. O consumidor tem tendência de transformar a informação em significados pessoais e interpretá-la de maneira que se adapte aos seus pré-julgamentos. O marketing não possui ferramentas ou ações que possam atuar sobre isso.

Retenção seletiva: significa que as pessoas provavelmente só se lembrarão dos estímulos que apoiam seus sentimentos e crenças preconcebidos, esquecendo-se dos demais. As pessoas se lembram dos ponto positivos de um produto e esquecem os dos concorrentes. Isso explica porque os profissionais de marketing usam a dramatização e repetição ao enviar uma mensagem ao mercado-alvo.


PROCESSO DE COMPRA DO CONSUMIDOR
  • Reconhecimento do problema
  • Busca de informações
  • Avaliação de alternativas
  • Decisão de compra
  • Comportamento pós-compra


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