domingo, 2 de dezembro de 2012

Planejamento


Planejar é escolher um curso de ação e decidir adiantadamente o que deve ser feito, em que seqüência, quando e como.
O processo de planejamento é constituído por 6 passos sequenciais: Definir os objetivos, verificar qual a situação atual em relação aos objetivos, desenvolver premissas quanto as condições futuras, analisas as alternativas de ação, escolher um curso de ação entre as várias alternativas e por último implementar o plano e avaliar os resultados.
A execução do planejamento traz vários benefícios para a organização como adaptar-se as mudanças, estabelecimento de responsabilidades, visualizar claramente as operações como um todo, coordenar, ordenar e tornar os objetivos conhecidos por todos e ainda poupa tempo e dinheiro.
O uso do planejamento também pode trazer desvantagens:

O trabalho desenvolvido no planejamento pode ser excessivo e pode causar demora nas ações. Ele também pode restringir a iniciativa e inovação.
O planejamento pode ser divido basicamente em 3 tipos:
Planejamento Estratégico:
Fixa a natureza da organização, missão, objetivo e estratégias.
Procura responder questões como: Para onde estamos indo? Como chegaremos lá?
Planejamento Permanente
Permanecem fixos ao longo do tempo. são as políticas, procedimentos e regulamentos que uma vez estabelecidos, são aplicados até que sejam modificados ou esquecidos.
Planejamento de uso único
Servem para um propósito específico, durante um período limitado e são descartados, modificados ou trocados. São utilizados para atividades de curto prazo, como programas, projetos e orçamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário