domingo, 2 de dezembro de 2012

Teorias da Administração

CARACTERÍSTICAS DA APO (administração por objetivo)

Processo pelo gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, trabalhando da seguinte forma:
Subordinados e gerentes se reúnem para estipular as metas e responsabilidades.
A cobrança ocorre do gerentes para com os subordinados e vice-versa.
Periodicamente se reúnem novamente para avaliar os resultados e redimensionar as metas.

TEORIA COMPORTAMENTAL (Behaviorismo)
Utiliza a abordagem da ciência do comportamento, tendo ênfase nas pessoas dentro de um contexto organizacional.

A base é a teoria de Maslow (Teoria das Necessidades)
Fisiológicas - necessidades básicas, alimentação, sono, abrigo, etc.
Segurança - necessidades de segurança e estabilidade em relação a ameaça, fuga do perigo, etc.
Sociais - necessidade de aceitação por parte dos demais, amizade, afeto, etc.
Auto-Estima - Autoconfiança, valor, prestígio, etc.
Auto-realização - realização do próprio potencial e auto-desenvolvimento.

TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG
Para ele há dois fatores importantes para a motivação humana:
Fatores extrínsecos (higiênicos) - fora das pessoas (salários, benefícios pessoais, tipo de chefia ou supervisão, condições físicas e ambientais, etc) Estes fatores, quando atendidos não trazem satisfação, mas quando não atendido trazem insatisfação, 
Fatores Intrínsecos (motivacionais) - dentro das pessoas (sentimentos, reconhecimento profissional, necessidade de auto-realização, etc). Estes fatores trabalham sobre a satisfação e são muito mais profundos e estáveis.
Os dois fatores devem ser trabalhados, porém, muitas empresas acabam trabalhando apenas os fatores extrínsecos e não os intrínsecos, resultando em funcionários sem motivação.

TEORIA X E TEORIA Y
Douglas McGregor dois estilos opostos de administração:
Teoria X - Teoria Tradicional (mecanicista)
Teoria Y - Baseada comportamento humano

Teoria X
É baseada em convicções incorretas sobre o comportamento humano:

  • o homem é preguiçoso por natureza
  • falta-lhe ambição
  • não gosta de assumir responsabilidades
  • resiste a mudanças
  • é oposto aos objetivos da organização
  • necessita de direção e controle.

A Teoria X força as pessoas a fazerem exatamente aquilo que a organização precisa.

Teoria Y
Propõe um estilo de administração participativo e baseado nos valores humanos e sociais.

  • o trabalho pode ser fonte de satisfação de recompensa
  • as pessoas não são resistentes as mudanças da empresa
  • as pessoas tem motivação
  • aprendem a aceitar e assumir responsabilidade
  • criatividade e imaginação na resolução de problemas

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