Existem vários sistemas de Plano e Classificação de Cargos e Salários (PCCS), sendo os mais conhecidos:
- Sistema de Pontos
- Sistema HAy
- Escalonamento
- etc...
O sistema de pontos é o mais utilizado pois pode ser adaptado para cada empresa. Este sistema será explicado a seguir.
O Manual de avaliação de cargos é um catálogo que possui os fatores de avaliação que tem como objetivo mensurar através desta avaliação todos os cargos da estrutura da empresa.
O seu princípio básico é ser composto por fatores ponderados e devidamente ajustados com a realidade da empresa para medir a importância dos cargos, sendo assim, ele não é padronizado.
O Manual deve ser criado a partir da missão, visão e valores da empresa. e a partir daí, definir fatores ponderados e devidamente ajustados a realidade da empresa onde os cargos receberão pontuações que determinarão sua importância e relatividade entre empresa x mercado. Deve ser composto de em média 8 a 15 fatores sendo estes definidos pelo presidente da empresa.
Os fatores de avaliação são requisitos e exigência para execução das funções.
Para avaliação no sistema de pontos, de acordo com os fatores que cabe a cada cargo, pontua-se a função, definindo a sua importância e relatividade no mercado, levando-se sempre em consideração as tarefas que este cargo executa.
Os cargos devem ser avaliados, para que a empresa se mantenha alinhada ao mercado e possa definir faixas salariais adequadas. Através dele se faz a estruturação de cargos, classificação e distribuição em classes.
Abaixo seguem exemplos de 12 fatores para avaliação de cargos no sistema de pontos.
- Instrução: exigências acadêmicas mínimas para execução satisfatória das tarefas (somente as que a função exige e não a que o ocupante possui)
- Experiência: Tempo mínimo de experiência profissional exigida para que o ocupante desempenhe satisfatoriamente suas tarefas.
- Treinamento Específico: Nível de cursos complementares, ou seja, a formação não formal que objetivam formar, capacitar e desenvolver o profissional
- Iniciativa e julgamento: exigências em termos de iniciativa e capacidade de atuar sozinho para solucionar problemas.
- Complexidade das tarefas: Avalia o grau de intensidade, rotina de serviços, a natureza e a diversidade de problemas inerentes ao cargo.
- Responsabilidade por contatos: Considera a Natureza, importância e tipos de contatos internos e externos para a execução de suas funções.
- Responsabilidade por dados confidenciais: grau de responsabilidade do ocupante do cargo em relação as dados confidências a que tem acesso e confiabilidade e função.
- Responsabilidade por resultados: responsabilidade por obtenção de resultados, ou lucro positivo, redução de custos ou prejuízos para a empresa.
- Responsabilidade por valores e propriedades: que tipos de prejuízos podem ser gerados pela manipulação incorreta de títulos, cheques, dinheiro, etc, ou ainda prejuízos que podem ser causados a propriedade.
- Liderança e planejamento: grau de liderança na interpretação , desenvolvimento e execução das atividades e responsabilidades do cargo, considerando o planejamento requerido e determinação de objetivos e metas, coordenando os recursos e meios para atingi-los
- Supervisão exercida: Avalia a amplitude da supervisão exercida, considerando o número de subordinados diretos ou indiretos.
- Supervisão recebida: avalia o grau de liberdade de ação relativa ao acompanhamento , cobrança e intensidade com que a chefia faz do trabalho executado. Considera-se o grau e a frequência da supervisão.
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