Descrever um cargo significa relacionar desde o que o ocupante faz, até o motivo porque faz. A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo.
A descrição de cargo é composta por 4 partes:
1 - Cabeçalho
2 - Descrição Sumária
3 - Detalhamento
4 - Requisitos Básicos
CABEÇALHO
é a identificaçao do formulário de descrição de cargo e tem por finalidade apontar campos do tipo: nome do cargo, CBO (Cadastro Brasileiro de Ocupação) departamento, seção/setor, unidade supervisão recebida e supervisão exercida.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
É o resumo das atividades pertinentes a um cargo, descrita de forma clara, objetiva e suscinta.
regras básicas:
A frase deve ter início, meio e fim.
A frase deverá iniciar sempre com verbo conjugado no ifinitivo.
A frase deverá ser construída com três perguntas: O que faz, Como faz e Para que faz.
DETALHAMENTO
É a descrição detalhada que tem por objetivo descrever todas as tarefas dando um sentido de construção de uma sentença que deverá ter início, meio e fim.
REQUISITOS BÁSICOS
São as exigências mínimas que cada cargo deverá obedecer rigorosamente, são requisitos exigidos no desempenho de suas tarefas.
Para fazer um formulário de descrição de cargo adequado, é importante saber o que é descrição.
Descrição é uma redação que se refere a tudo que os olhos enxergam,apontando as características que compõe o objeto, pessoa, ambiente, etc.
É importante também saber a diferença entre cargo, função e profissão:
Cargo: É o título dado ou nomenclatura dada um conjunto de atividades ou tarefas. Exemplo: Comprador.
Função: Corresponde as atividades atribuídas ao cargo. É o conjunto de atividades ou tarefas descritas, dando a caracterização de função.
Profissão: É relacionado a sua graduação, formação acadêmica.
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