quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Etapas do Processo de Desenvolvimento

O QUE O PROGRAMA DE TREINAMENTO PODE PROPORCIONAR

Internamente
  • Melhoria da eficiência dos serviços
  • Aumento da eficácia e dos resultados
  • Criatividade e inovação nos produtos e serviços oferecidos ao mercado
  • Melhor qualidade de vida no trabalho (QVT)
  • Qualidade e Produtividade
  • Melhor atendimento ao cliente


Externamente
  • Maior competitividade organizacional
  • Assédio de outras organizações aos funcionários da empresa
  • Melhoria da imagem da organização

Importância do treinamento com a estratégia da empresa
  • Lida com o alcance de objetivos
  • Treina os colaboradores da organização nos requisitos básicos necessários para competir no mercado.
  • Desenvolve competências
  • Dissemina a cultura, o valor, a missão, a visão e os objetivos da empresa
  • Está diretamente relacionada com as metas da empresa
  • Discute questões de clima organizacional
  • Prepara as pessoas para as tarefas peculiares a organização
  • Auxilia na mudança do comportamento das pessoas




1 - Saber a estratégia da empresa e a partir daí levantar as reais necessidades, definir os objetivos. (LNT - Levantamento das necessidades de treinamento).

2 - Quem vou treinar, onde vou treinas, quando vou treinar, quando começa, quando termina, que dará o treinamento, qual será o material, etc. Desenhar e programar o que será feito para atendimento das necessidades.

3 - Tudo o que foi estabelecido, planejado e programado é colocado em prática.

4 - O que foi aplicado deve ser avaliado, iniciando com a avaliação de reação que é imediata, ou seja, tao logo o treinamento termine e depois de determinado tempo (de acordo com o tipo de treinamento se estipula o tempo para que as informações e mudanças sejam absorvidas) aplica-se um avaliação de acompanhamento.

MÉTODOS DE TREINAMENTO - Forma de execução

On-the-job:  ocorre no dia a dia, através de feedbacks,, é conhecido também como treinamento no trabalho com a realização de tarefas rotineiras e orientação da chefia.

Treinamento formal interno - Cursos, palestras e seminários, apenas para os funcionários da empresa.

Treinamento formal externo - quando há contato com outras pessoas do mercado, outras empresas (networking)

Treinamento a distância - uso de tecnologia (internet), facilidade

Treinamento presencial - com presença física do treinando e do instrutor

Treinamento rodízio - é o remanejamento do posto de trabalho (visão global).

MÉTODOS DE TREINAMENTO - Público Alvo

  • Integração de novos colaboradores
  • Trainees
  • Estágios

TIPOS DE TREINAMENTOS

  • Orientação inicial - ao entrar na empresa
  • Treinamento Operacional - capacitação para o exercício da função
  • Treinamento Gerencial - contempla liderança, trabalho em equipe, administração do tempo, resultados, etc.
  • Treinamento Motivacional - gerar nível de satisfação entre as equipes
  • Treinamento Multiplicador - capacitar lideranças na aplicação e manutenção de treinamentos operacionais.


TÉCNICAS DE TREINAMENTO

  • Encenações e jogos lúdicos
  • Workshop
  • Jogos e Dinâmicas
  • Reuniões Informativas
  • Seminário
  • Congresso/ Conferência
  • Palestra
  • Visita técnica
  • Encontros de disseminação de treinamento



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