O QUE O PROGRAMA DE TREINAMENTO PODE PROPORCIONAR
Internamente
- Melhoria da eficiência dos serviços
- Aumento da eficácia e dos resultados
- Criatividade e inovação nos produtos e serviços oferecidos ao mercado
- Melhor qualidade de vida no trabalho (QVT)
- Qualidade e Produtividade
- Melhor atendimento ao cliente
Externamente
- Maior competitividade organizacional
- Assédio de outras organizações aos funcionários da empresa
- Melhoria da imagem da organização
Importância do treinamento com a estratégia da empresa
- Lida com o alcance de objetivos
- Treina os colaboradores da organização nos requisitos básicos necessários para competir no mercado.
- Desenvolve competências
- Dissemina a cultura, o valor, a missão, a visão e os objetivos da empresa
- Está diretamente relacionada com as metas da empresa
- Discute questões de clima organizacional
- Prepara as pessoas para as tarefas peculiares a organização
- Auxilia na mudança do comportamento das pessoas
2 - Quem vou treinar, onde vou treinas, quando vou treinar, quando começa, quando termina, que dará o treinamento, qual será o material, etc. Desenhar e programar o que será feito para atendimento das necessidades.
3 - Tudo o que foi estabelecido, planejado e programado é colocado em prática.
4 - O que foi aplicado deve ser avaliado, iniciando com a avaliação de reação que é imediata, ou seja, tao logo o treinamento termine e depois de determinado tempo (de acordo com o tipo de treinamento se estipula o tempo para que as informações e mudanças sejam absorvidas) aplica-se um avaliação de acompanhamento.
MÉTODOS DE TREINAMENTO - Forma de execução
On-the-job: ocorre no dia a dia, através de feedbacks,, é conhecido também como treinamento no trabalho com a realização de tarefas rotineiras e orientação da chefia.
Treinamento formal interno - Cursos, palestras e seminários, apenas para os funcionários da empresa.
Treinamento formal externo - quando há contato com outras pessoas do mercado, outras empresas (networking)
Treinamento a distância - uso de tecnologia (internet), facilidade
Treinamento presencial - com presença física do treinando e do instrutor
Treinamento rodízio - é o remanejamento do posto de trabalho (visão global).
MÉTODOS DE TREINAMENTO - Público Alvo
- Integração de novos colaboradores
- Trainees
- Estágios
TIPOS DE TREINAMENTOS
- Orientação inicial - ao entrar na empresa
- Treinamento Operacional - capacitação para o exercício da função
- Treinamento Gerencial - contempla liderança, trabalho em equipe, administração do tempo, resultados, etc.
- Treinamento Motivacional - gerar nível de satisfação entre as equipes
- Treinamento Multiplicador - capacitar lideranças na aplicação e manutenção de treinamentos operacionais.
TÉCNICAS DE TREINAMENTO
- Encenações e jogos lúdicos
- Workshop
- Jogos e Dinâmicas
- Reuniões Informativas
- Seminário
- Congresso/ Conferência
- Palestra
- Visita técnica
- Encontros de disseminação de treinamento
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