quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A Administração hoje

A predominância das organizações e sua importância para a sociedade moderna, bem como a necessidade de administradores competentes, estão na base do desenvolvimento da teoria geral da administração.

As organizações precisam de administradores porque o nível de exigência tem aumentado com o passar dos anos. Este aumento de exigência ocorre devido a melhora no atendimento das organizações por conta da concorrência acirrada.

O conjunto de elementos que formam a organização, sua estrutura e o surgimento de novos conceitos,  forçam as empresas a se tornarem competitivas.
Para quebrar os paradigmas os administradores precisam olhar internamente os processos para melhorar as organizações.


O mundo está mudando constantemente e isto influencia as empresas, as pessoas, e etc. por isso a importância da flexibilidade, para que se possa absorver estas mudanças.

O patrimônio humano das organizações é o mais importante. A evolução da sociedade, especialmente quanto aos processos organizacionais evidencia a necessidade de prover recursos e atividades adequadas ao bom atendimento do colaboradores diretos da empresa.

Ter este patrimônio humano acima de tudo feliz, é importante para as empresas. A pessoa feliz rende mais. A ideia de felicidade é o aqui e o agora, cada um tem seu momento e esta felicidade dos colaboradores depende em boa parte da chefia, porém, se engana quem pense que isso depende de ganhar mais, pois esta felicidade é mais do que isso, é um sentimento (paz, harmonia, desenvolvimento).

As organizações atuais passam por processo de reestruturação, substituindo os atuais níveis hierárquicos por equipes. O enfoque passa a ser o "empowerment" das equipes que é dar poder total para a execução de serviços.

As mudanças exigem também a criação de estratégias inovadoras que ofereçam abordagens alternativas para que ocorram transformações. Só é possível inovar quando se conhece o que deseja mudar. Se não houver interesse para esta inovação, de nada adiantará o conhecimento.

O mundo moderno é globalizado tornou-se aberto e receptivo, porém, além das novidades de consumo, o exterior também manda corte de empregos, crises financeiras, etc. A tendencia com a globalização é:

  • Expansão das empresas multinacionais.
  • Formação  de  blocos  econômicos,  como Mercado  Comum  Europeu, Associação Norte-Americana de Livre Comércio, Mercosul,  Ass. das Nações do Sudeste Asiático.
Uma das principais consequências da globalização da economia é a formação de um mercado mundial, onde pode-se comprar e vender praticamente qualquer coisa em qualquer lugar.

A tecnologia é outro marco da administração atual. Desde a introdução dos computadores as organizações e administrações mudaram muito, como por exemplo a automação dos processos produtivos e administrativos que não precisam da presença humana para sua execução, aumentando o desemprego.

Antigamente os administradores não precisavam se preocupar com a poluição provocada por suas fábricas, nem tão pouco com o nível de emissão de gases dos veículos que fabricavam. Como estes fatores começaram a atingir a saúde e o bem estar da população, a sociedade reagiu e com isso os administradores passam a tomar decisões como a localização da empresa, construção, projetos de embalagens de produtos, tudo isso, levando-se em conta as legislações existentes.

Outra preocupação que o administrador passa a ter é com a qualidade de vida. saúde e educação do empregado e de sua família, benefícios, participação nos resultados da empresa, stress do executivo...

O administrador do passado também não era preocupado com o cliente como hoje. O código de defesa do consumidor que há no Brasil, por exemplo, vem proteger o consumidor, obrigando as empresas a pensarem nas consequências que seus produtos podem trazer aos clientes. Atualmente a satisfação do cliente e doutrinas da qualidade total, tornaram-se palavras obrigatórias ao administrador.

Um outro fator da atualidade é a diminuição do organograma das empresas, onde no passado o tamanho do organograma era sinônimo de eficiência, controle, segurança e desemprenho. Essa redução se deu, principalmente pelo aumento da tecnologia que permitiu a diminuição de funcionários e aumento de produtividade.


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