sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Teorias da Administração

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Elton Mayo, psicologo, foi convidado por uma empresa, a auxiliar a administração de uma fábrica, pois na época, com a utilização das teorias de Taylor, com o passar do tempo, os empresários tiveram problemas devido as exigências produtivas demasiadas que levavam os funcionários a terem problemas mentais.
Mayo juntou um grupo de 15 pessoas e avaliou seu trabalho, tentando identificar o que realmente impactava na produtividade. A conclusão de sua pesquisa é que o nível de produção é resultado de Integrações sociais não sendo determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado, mas sim com normas sociais e expectativas grupais. Outra conclusão é a de que o indivíduo age como membro integrante de um grupo.

Esta teoria leva em consideração aspectos emocionais , percebendo-se que o salário não é o único fator motivacional. a motivação se dá pelas necessidades que as pessoas tem:

  • Fisiológicas - básico de sobrevivência (alimentaão, sono, etc.)
  • Psicológicas - secundárias, adquiridas de acordo com a vida (segurança, participação, autoconfiança, etc)
  • Auto-realização - mais elevadas (educação e cultura) são raramente satisfeitas, pois estabelece metas crescentes e sofisticadas.
TEORIA DA LIDERANÇA OU TEORIA COMPORTAMENTAL
O conceito é que o líder conhece o ser humano e sabe conduzir estas pessoas.
Existem várias teorias sobre liderança, porém a que melhor explica é a liderança por meio de estilos:
  • Autocrático: Centralizado (monarquia)
  • Democracia: O líder orienta e o grupo participa
  • Liberal: O líder delega totalmente as decisões ao grupo
  • Situacional: O líder é capaz de se ajustar ao grupo, fornecendo direção e treinamento para realização das tarefas, apoia os funcionários e por último delega as funções.
TEORIA DA BUROCRACIA
Max Weber teve a ideia de montar uma organização eficiente por excelência
A ideia era que cada pessoa sabia exatamente o qual seu trabalho, onde começa e onde termina, não necessitando de muita chefia, já que cada um sabe o que fazer.
Cada função tem um norma e um regulamento escritos. Algumas características deste tipo de administração são a impessoalidade nas relações, hierarquia da autoridade, rotinas e procedimentos padronizados, necessidade de competência técnica e especialização da Administração. A partir do momento que se tem tudo normatizado, há uma completa previsão do funcionamento.

Disfunções da Burocracia
As Normas e Regulamentos passam a se transformar de meios em objetivos. O funcionário adquire  "viseiras". Há um excesso de formalismo e papelário e a resistência a mudanças, pois quanto menos fazem, menos querem fazer.
Despersonalização do Relacionamento por não haver interesse na pessoa e sim no cargo. Categorização como base do processo decisorial onde quem decide é quem ocupa o posto mais alto.
Se conformado com as rotinas e os procedimentos. Há também a exibição de sinais de autoridade. A maior das dificuldades é no atendimento ao público e resolução de conflitos.



TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO (ETZIONE)
A teoria estruturalista desdobra a teoria burocrática e aproxima as relações humanas. Em 1950 o estruturalismos passo a pensar nas organizações como algo fundamental para a sociedade.
Não conseguimos viver sem as organizações e esta é a ideia do estruturalismo.
enquanto a Teoria Clássica caracterizava o "homo economicus" e a Teoria das Relações Humanas "o homem social", a Teoria Estruturalista focaliza o "homem organizacional", ou seja, o homem que desempenha papéis em diferentes organizações.
Características do homem organizacional:
  • Flexibilidade - compreender e defender uma ideia que não é sua.
  • Tolerância a frustrações - evita desgaste emocional.
  • Capacidade de adiar recompensas - abrir mão das preferências pessoais.

TEORIA NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Para Fayol as organizações precisavam de uma gerência e esta é a base da teoria Neoclássica da administração, onde se leva as teorias para a prática, assim atingindo o resultado.
Ênfase nos princípios gerais da administração tratando-os como princípios e não leis. Para esta teoria, utilizou-se os princípios das várias terias chegando aos seguintes princípios:

Eficácia e eficiência
Eficácia - alcançar os objetivos
Eficiência - meios para o alcance dos objetivos

Organização

  • Divisão do trabalho
  • Especialização
  • hierarquia
  • Amplitude administrativa (n° de operadores possível de controlar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário