quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Administração Científica



A economia passou da base artesanal para industrializada com a revolução Industrial.
Os grandes empresários perceberam que podiam colocar suas máquinas em galpões e colocar pessoas para trabalhar, dando inicio as primeiras industrias. 
1° período - 1780 a 1840 
Passagem dos métodos artesanais para a difusão de máquina e a divisão do trabalho.
2° período - 1840 a 1895
Crescimento do processo de industrialização e aprimoramento dos meios de transporte.
Com o aparecimento das primeiras industrias, percebeu-se que havia crescimento nas cidades e por isso a população acabou migrando da área rural para as cidades em busca de emprego.
No início o trabalho era passado aos novos funcionários através da observação, sem método, sem organização. E nesta época Taylor começo a observar o trabalho das pessoas para entender onde as pessoas se perdiam no trabalho e os motivos de paradas chegando a conclusão que isso ocorria porque eles não eram treinados.
A ideia de Taylor era dividir o trabalho em tarefas mais simples e enfatizava Tempos e Métodos. 
Taylor revolucionou o mundo industrial com o aumento da produção a mínimo custo. Os princípios de Taylor eram:
  1. Seleção científica do trabalhador
  2. Tempo Padrão
  3. Plano de incentivo Salarial
  4. Trabalho em conjunto
  5. Gerente planeja e operário executa
  6. Divisão do trabalho
  7. Supervisão por áreas
  8. Ênfase na eficiência
Porém, esta ideia de Taylor começou a gerar problemas psicológicos nas pessoas, devido a repetição das mesmas tarefas, surgindo então críticas como Mecanicista. Como Taylor era engenheiro pensava na parte mecânica e não na parte humana.

Outra  importante contribuição para administração foi feita por Henry Ford, fundador da Ford Company e criador da linha de montagem móvel.
Ford foi contemporânea de Taylor. 
Taylor era engenheiro e tinha criado muitos sistemas, ele era um expoente de conhecimento, Apesar de sua força nas empresas ele era um subordinado.
Ford por sua vez, não era um subordinado, ele era o dono da empresa, por isso ele tinha mais liberdade para colocar suas ideias em prática.
Inteligente, rico, tinha mais de 10 fábricas. Na época fabricou mais de 1 milhão de carros e era muito respeitado.
A sacada de Ford foi fazer com que o produto andasse, pois percebeu que os funcionários tinham dificuldade em transitar na fábrica. Esta linha de montagem foi um padrão de organização que se tornou universal.
Os princípios de Ford eram:

  1. Integração vertical (produzia desde a Matéria prima ao produto final) e horizontal (enorme rede de distribuição)
  2. Princípio da economicidade: mínimo de estoque e rápida venda do produto (pagamento do automóvel antes do vencimento do prazo de pagamento das matérias primas).
  3. Principio da Produtividade: Através da especialização e linha de montagem aumentar a capacidade de produção homem/hora.
  4. Padronização: obtendo agilidade e redução de custos.
Todo este esquema de Ford se caracteriza pela aceleração da produção por meio e um trabalho ritmado, coordenado e econômico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário