terça-feira, 27 de novembro de 2012

Introdução a Administração

A teoria das organizações é o campo do conhecimento ue se ocupa do estudo das organizações em geral.
As organizações nos mais variados tamanhos, precisam ser administradas e requerem uma estrutura hierárquica que se ocupe de incumbências diferentes.
A Administração nada mais é que a condução racional das atividades de uma organização.Trata do planejamento , da organização, da direção e do controle das atividades, sendo algo imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso da organização.
As três principais habilidades que o administrador precisa para executar eficazmente o processo administrativo são:

HABILIDADE TÉCNICA:  utilizar conhecimento, métodos, técnicas e equipamentos necessários

HABILIDADE CONCEITUAL: compreender a organização global e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização.
HABILIDADE HUMANA: capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas.

O QUE SIGNIFICA ADMINISTRAÇÃO?
Administração é o processo de colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.
Decisões são escolhas. Muitas pessoas tem medo de tomar decisões. Faz parte do cotidiano tomar decisões que podem estar certas ou erradas, mas sempre contribui ara o amadurecimento. O processo administrativo abrange quatro tipo principais de decisões, também chamadas de processos:

  • Planejamento
  • Organização
  • Direção ou coordenação
  • Controle
Planejamento: é um dos pilares da administração, pois se basei na tomada de decisões sobre os objetivos, ações futuras e recursos necessários para realizar objetivos
Organização: decisões sobre a divisão de autoridade, tarefas e responsabilidades entre as pessoas e também a divisão de recursos para realização das tarefas.
Direção ou coordenação: é por meio de ordens atuar no comportamento das pessoas, dando-lhes direção, e também ajudá-las a tomar decisões por conta própria.
Controle: Decisões sobre a compatibilidade entre objetivos esperados e resultados alcançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário