terça-feira, 27 de novembro de 2012

Quem é o novo executivo?

"O gestor moderno precisa entender mais de pessoas do que de técnica"
Longino Morawaski
Pres. da Harley Davidson do Brasil

O executivo de hoje, não é o mesmo de ontem (ano passado, 5 anos ou 10 anos atrás). O executivo moderno é extremamente forte, sabe onde vai. antigamente se dizia que o mais importante em uma empresa era a matéria prima, depois passou-se a dizer que o mais importante era o cliente, mas hoje, sabe-se que o mais importante é o funcionário e este deve ser valorizado.
O novo executivo pensa no todo. É o cara que tem flexibilidade quando vê novidades, fica em uma expectativa positiva e aberto as experiências, pronto para ajudar.
A seguir serão elencadas as principais características do novo executivo.

FLEXIBILIDADE
Saber lidar com a pressão sem sobrecarregar seus subordinados, para isto deve estabelecer um bom relacionamento com os demais colaboradores dos diversos níveis hierárquicos.
Todos temos obrigação de ser melhores, mas não melhores que os outros e sim melhores do que nós mesmos sempre.
A Flexibilidade é a 1ª característica para que possamos ser melhores. Quanto mais flexível você se torna, mais suscetível a ser perseguido.
A flexibilidade da água é o que a faz forte. Colocado-a em um saco e dando "murros" neste saco, nada acontece a ela.
Esta força adquirida, não é uma força física, mas sim de espírito que não se abalará com pequenas coisas.
Os erros cometido podem ser temporais ou pontuais, quanto mais acreditamos em nós, mais fácil fica compreender os outros.

DINAMISMO
O novo líder é multitarefas, pois precisa ser muito bom em algo, mas também conhecer outras áreas.
É importante ter um norte, um caminho a seguir, porém, a visão holística das organização é importante para que as tarefas sejam executadas de forma mais adequada.
Seja hoje o executivo que você quer ser no futuro, aproveitando as oportunidades que lhe são dadas.

INSPIRAÇÃO
Uma estrutura sadia, baseada em confiança e na admiração mútua tem muito mais chances de dar certo, pois quando o projeto faz sentido para todos o resultados aparece naturalmente.
Todos tem noção de seu valor, por isso, sempre achamos que somos mal remunerados. Quando trabalhamos por amor, o resultado atingido é a nossa recompensa.

APRENDIZADO
Hoje o conhecimento se transforma rapidamente. Um bom líder deve estar aberto para aprender e inovar sempre por um processo conhecido como educação permanente.
Quando se fala em educação, não é apenas a educação escolar, mas também a educação cultural. Quanto mais se estuda, mais se quer aprender. Tanto o tempo de estudo, quanto o tempo de trabalho devem ser valorizados sempre.

De todas as características a principal é a flexibilidade pois através dela é possível adaptar-se as condições apresentadas (trabalho com colegas, chefe, trânsito, etc.)
Se não se tem flexibilidade, encontra-se dificuldade em entender os outros, em ouvir o que as pessoas dizem. A flexibilidade age no contexto de compreensão.
A falta de flexibilidade (relação olho-por-olho, dente-por-dente) dificulta a relação interpessoal. Isto pode ser explicado pela falta de amor (carinho, atenção, compreensão, etc). Se não tivermos as características para um bom relacionamento, não chegamos ao sucesso profissional e pessoal.
Na vida só se recebe quando se dá algo. Se não der nada, não receberá nada em troca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário