sábado, 8 de junho de 2013

Ética e Moral

A Palavra ÉTICA vem do grego e significa = aquilo que pertence ao caráter.
Ética é a "ciência do agir moral". ( o importante na vida são as atitudes!)
Ética é a "arte do bem agir para um bem viver"


MORAL é o conjunto de normas, valores e costumes recebidos pelo sujeito e que o tornam uma pessoa. O processo de transmissão destes valores chama-se socialização e é realizado por meio da família, escola, igreja, estado, meios de comunicação social (internet, redes sociais, etc.), trabalho, universidade e etc.
"O conjunto de morais formam a ética."
A moral é o que está “de acordo com os bons costumes e regras de conduta; conjunto de regras de conduta proposto por uma determinada doutrina ou inerente a uma determinada condição.” Moral também é classificada como o “conjunto dos princípios da honestidade e do pudor”. Daí este termo ser tão utilizado em âmbito social, principalmente no político!

Imoral é tudo aquilo que contraria o que foi exposto acima a respeito da moral. Quando há falta de pudor, quando algo induz ao pecado, à indecência, há falta de moral, ou seja, há imoralidade.

Amoral é a pessoa que não tem senso do que seja moral, ética. A questão moral para este indivíduo é desconhecida, estranha e, portanto, “não leva em consideração preceitos morais”. É o caso, por exemplo, dos índios no tempo do descobrimento ou de uma sociedade, como a chinesa, que não vê o fato de matar meninas, a fim de controlar a natalidade, como algo mórbido e triste.


A Ética e o mundo corporativo
A ética no mundo corporativo é de extrema importância. Muitas decisões tomadas diariamente se deparam com questões éticas. "Liderança, motivação, planejamento de carreira , movimentação de pessoal e conduta profissional são assuntos que envolvem questões éticas." Maximiano (2002, p.418).
A ideia de investir em ética corporativa somente para obter resultados financeiros, se manifesta de forma equivocada, pois essa não é a finalidade da ética. No entanto, sabe-se que as corporações cuja conduta são questionadas pela sociedade, podem sofrer boicotes de clientes, fornecedores, investidores além de sofrer as pressões decorrentes da legislação e fiscalização do governo.
Por isso, a sociedade e seus três setores, devem estimular o desenvolvimento de uma conduta eticamente correta no pensamento empresarial, assim como no pensamento de cada indivíduo, afinal, é o homem quem dirige uma empresa e toma as decisões por ela.

A Ética x Violência
A violência não é percebida ali mesmo onde se origina e ali mesmo onde se define como violência, isto é, como toda prática e toda ideia que reduza um sujeito à condição de coisa, que viole interior e exteriormente o ser de alguém, que deixe as relações sociais de profunda desigualdade econômica, social e cultural.

Ética e violência são opostas, uma vez que violência é um ato de brutalidade, sevícia e abuso físico e/ou psíquico contra alguém, definidas pela opressão e intimidação, pelo medo e o terror. A violência se opõe à ética porque trata de seres racionais e sensíveis, dotados de linguagem e de liberdade, como se fossem coisas, isto é, irracionais, insensíveis, mudos e inertes ou passivos.

A Ética ambiental
Podemos definir a Ética Ambiental como a conduta, ou a própria conduta, comportamental do ser humano em relação à natureza, decorrente da conscientização ambiental e conseqüente compromisso personalíssimo preservacionista, tendo como objetivo a conservação da vida global.

O papel ético dos profissionais em um mundo globalizado e comprometido com o meio ambiente
Com a alta competitividade em vários setores da sociedade, as empresas de um modo geral, vem se adequando constantemente as freqüentes mudanças, pois essa atitude é um fator fundamental para se manterem ‘vivas’ no mercado. 
O meio ambiente é um direito de todos, portanto difuso, que se relaciona à própria existência da humanidade. 
Em um cenário onde catástrofes ambientais tornaram-se comuns, devido à radical mudança climática ocasionada pela desastrosa intervenção do homem na natureza, a responsabilização de seus infratores teve o mesmo avanço proporcional, com o surgimento de inéditas normas voltadas ao resguardo do meio ambiente.
Assim sendo, incontestável a preocupação dos empresários referente aos assuntos ambientais, o que aconselha-se a exigência da observância de princípios de responsabilidades éticas, não esquecendo das leis, em que sua não implementação, poderá ensejar, além da responsabilidade legal seja no âmbito civil, administrativa e penal.
Devemos proteger e conservar o mundo em que vivemos. Se o homem não acelerar sua preocupação com a natureza, ou seja, se não houver a consciência e atitude suficiente para proteger o que ainda resta, talvez seja tarde.

Hajam com responsabilidade, consciência e ética!


Bibliografia: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário