sexta-feira, 7 de junho de 2013

Análise Ambiente externo/ Interno

Como o mercado está projetado para os próximos anos?

Para responder a esta pergunta, fazer uma análise dos ambientes internos e externos é de extrema importância.

ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Para a montagem de um plano de negócios e criação de uma empresa, deve-se pensar nos 4 pilares:

  • Clientes e Mercados
  • Produtos e Serviços
  • Vantagens Competitivas
  • Participação no Mercado
Através desta análise serão definidos Missão, Visão e Valores da organização.
Missão - propósito da empresa
Visão - Objetivos e Metas
Valores - Características

Mais importante do que conhecer a empresa, é reconhecer os concorrentes, bem como, ter definido seu público alvo e também identificar o Market Share e o Share of Mind.
Market Share = Parte do Mercado
Share of Mind = Participação na mente do consumidor.

Um fator importante na avaliação do ambiente interno, é a fragmentação a carteira de clientes. O ideal é que cada cliente represente de 1 a 1,5% do faturamento mensal, isto melhora a longividade do negócio.

Analisar os pontos fortes e fracos a partir do diagnóstico organizacional e perceber as potencialidades que se deve preservar e as fraquezas a serem corrigidas.

ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO
Uma das bases para a formulação de estratégia é a análise de ameaças e oportunidades do ambiente externo (mercado).
Uma mudança no ambiente externo poderá causar uma demanda por mudanças externas na empresa. Quando mais dinâmico o mercado, maior dever ser a atenção a ele.
Esta análise se divide nos seguintes estudos:
Concorrência: É o principal fator que cria ameaças e oportunidades para a empresa (novas idéias, novos mercados, novas necessidades, novas técnicas).
Mercado: ligação do planejamento estratégico com a função marketing, buscando identificar as necessidades dos clientes, oportunidades e tendências (análise geográfica, demográfica, psicossocial e comportamental)
Outros segmentos do ambiente: Acompanhar a evolução tecnológica para assegurar a sobrevivência e a eficácia da organização.

As estratégias podem ser:
ATIVAS: liderando o processo de inovação pela sua criação
SEGUIDORA: Seguindo e adotando as tecnologias do líderes
TERCEIRIZADORA: comprando os avanços produzidos por outros.

FONTE: Material de estudo Profª Ms. Aurea Cardoso/ 2013-1 . Estratégias empresariais. 

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