sábado, 8 de junho de 2013

Marketing Ambiental

O Marketing Ambiental é uma ferramenta estratégica que projeta e sustenta a imagem da empresa, destacando sua diferenciação ecologicamente correta junto a sociedade, fornecedores, funcionários e ao mercado.
Adotar politicas ambientais para todo o Ciclo de vida  de um produto (desde a obtenção da matéria prima, até o momento em que ele é descartado).

Importante: Não basta promover produtos que tenham atributos verdes. É necessário ser uma empresa ambientalmente responsável em todas as suas atividades, tendo desde os funcionário conscientizados sobre o comportamento ambiental da empresa e que este não pode ter falhas, até mesmo focar nas necessidades dos consumidores ecologicamente conscientes.
O marketing ambiental surgiu a partir das seguintes necessidades:


  • Atendimento a legislações ambientais
  • Pressão Governamental e ONGs
  • Exigência ecológica dos parceiros comerciais
  • Surgimento de consumidores buscando qualidade de vida.

A empresa poluidora ou eticamente incorreta, sob o ponto de vista ambiental será gradativamente negligenciada pelos consumidores.

As empresas tem ganhos com a utilização do Marketing Ambiental:
Redução de custos
Facilidades na obtenção de recursos
Funcionários e Acionistas sentem-se melhor por estarem associados a uma empresa ambientalmente responsável, podendo isto resultar em aumento de produtividade.
Consumidores tomam selos como referência importante na escolha e decisão de compra do produto.

Requisitos
Não basta apenas ter embalagens recicláveis. É necessário administrar toda a cadeia de fatos ligadas a fabricação, fornecedores, clientes, empregados, mídia e comunidade. Implantar sistemas para gerenciamento, investir em projetos ambientais, bem como definir uma política de gestão ambiental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário