quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cenários de Negócios - Indicadores Econômicos

O planejamento de cenários não funciona como uma metodologia de previsão do futuro, mas sim, as possíveis perspectivas e desdobramentos passíveis de ocorrer.
É importante instrumento de planejamento tanto para corporações quanto para governos no sentido de direcionar as decisões.

Abaixo alguns conceitos de indicadores econômicos que norteiam a avaliação dos cenários.

PIB - Produto Interno Bruto
Pode ser definido como a soma de um espaço geográfico, independente de que o o que foi produzido seja um agente econômico nacional ou estrangeiro.

PNB - Produto Nacional Bruto
É a soma de tudo o que foi produzido pelo agente econômico do país, em qualquer lugar do mundo, considerando a renda enviada e recebida do exterior.

Inflação
É o crescimento contínuo e generalizado de preços dos bens, acarretando perda do poder aquisitivo do consumidor. No Brasil, os índices oficiais de inflação são:
IPCA - Índice de Preço ao Consumidor Amplo
INPC - Índice Nacional de Preço ao Consumidor

Taxa de Câmbio
É o valor de troca da moeda em relação a dois países com moedas distintas, sendo que este câmbio pode ser: comercial, turismo e paralelo.
O governo aceita flutuação da moeda, por isso, estipula margens aceitas e permite que os valores fiquem flutuando entre elas.

Taxa SELIC - Sistema Especial de Liquidação e Custodia
A taxa SELIC representa o serviço coordenado pelo BACEN (Banco Central), destinado á custodia de títulos públicos e registro de operações. A taxa SELIC é fixada a cada 3 meses pelo COPOM (Comitê de Política Monetária). Ela serve de referência para a taxa de juros no mercado, sendo também conhecida como taxa base de juros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário