quinta-feira, 14 de junho de 2012

Fundamentos de Marketing - 4P's; 4C's e 4A's

Sistemas de Marketing

4P's                   4C's
            4A's



4P's

O mercado é visto do lado do vendedor (empresa), com uma visão orientada para o produto e menos para o cliente (consumidor). Foi criado em 1960 pelo Profº Jerome Mccarly.

Produto:                                                       Preço:

  • Variedade de Produtos                       - Preço de lista
  • Qualidade                                           - Descontos
  • Design                                                - Concessões
  • Características                                    - Prazo de pagamento
  • Nome da Marca                                 - Condições de financiamento
  • Embalagem 
  • Tamanho
  • Serviço
  • Garantia 
  • Devoluções

Promoção:                                                    Ponto de venda:

  • Promoção de Vendas                         - Canais de Distribuição
  • Publicidade                                        - Cobertura
  • Força de Vendas                                - Variedades
  • Relações Públicas                               - Locais
  • Marketing Direto                                - Estoque
  •                                                           - Transporte
4C's









O sistema 4C's foi criado por Robert Lauterbom, por volta de 1990. tem como visão orientar o composto para o cliente.
  • Consumidor
  • Custo para o consumidor
  • Conveniência
  • Comunicação
4A's








Os sistema 4A's foi um conceito criado pelo professor Ralmar Richers. 
Sistema que coordena o marketing com as atividades de outras áreas funcionais da empresa, afim de seguir os objetivos e as metas estabelecidas no planejamento de marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário