terça-feira, 27 de maio de 2014

Gestão de Marketing - O consumidor muda!/ Análise SWOT

O marketing deve sempre se alinhar as necessidades do consumidor.
Não é possível mudar completamente o produto para atender a novas necessidades, mas pode-se lançar novos produtos.
Análise SWOT

FORÇAS: Competências mais fortes da empresa que estão sobre sua influência.
Como encontrá-las:
  • O que você faz bem?
  • O que sua empresa tem de melhor está sob seu comando?
  • Quais são os recursos que você tem?
  • O que possui melhor que seus concorrentes?
  • O que faz o cliente voltar?
A força tem que ser competitiva

Exemplos: Bons salários, funcionário treinados, boa localização, boa qualidade dos produtos, força da marca, Layout otimizado, tecnologia, maquinário, ambiente de trabalho.

FRAQUEZAS: Competências que estão sobre sua influencia, mas que de alguma forma atrapalham e/ ou não geram vantagem competitiva.
Meus funcionários estão capacitados para suas funções?
Onde eu deveria melhorar minha empresa?
Quais são as deficiências dos meus colaboradores?
Por que os clientes não voltam depois de uma compra?

Devem ser bem estruturadas e mensuradas porque podem ser revertidos em forças.

Exemplos: Baixos salários, má localização, produtos de baixa qualidade, marca desconhecida, falta de divulgação, falta de tecnologia, funcionários desmotivados, falta de layout, falta de benefício, maquinários obsoletos, mão de obra desqualificada.

OPORTUNIDADES: Forças externas que influenciam positivamente sobre a empresa.
Exemplos: Clima, economia, concorrentes, leis, clientes, fornecedores, sazonalidade, demanda, clima (tempo), poucos concorrentes, nova tecnologia.

AMEAÇAS: Forças externas que não sofrem sua influência e pesam negativamente.
Exemplos: Clima, economia, concorrentes, leis, clientes, fornecedores, falta de mão de obra qualificada no mercado, valorização da moeda, novas tecnologias.

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