sexta-feira, 30 de maio de 2014

Marketing de Varejo - Merchandising

Merchandising é qualquer técnica, em ação material promocional usado no ponto de venda que proporcione informações e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.
Merchandising compreende um conjunto de operações táticas efetuadas no ponto de venda para colocar no mercado, o produto e o serviço certo:

  • No lugar certo
  • Na quantidade certa
  • No preço certo
  • No tempo certo
  • Com impacto visual adequado
  • e na exposição correta
Com um canal de distribuição de produtos, o varejo se valendo do merchandising busca alcançar objetivos primordiais.
  1. Corresponder através de suas ofertas de produtos aos anseios de seus consumidores. Prover o consumidor com maior variedade de itens de modo organizado e visível.
  2. Servir como o local da hora da verdade, ou seja, é no ponto de venda que muitos esforços de comunicação acabam por brilhar ou fracassar.
  3. O varejo deve respeitar o tempo do consumidor
  4. Um excelente termômetro para medir  comportamento do consumidor
  5. Hoje considerado também uma régua para a medida do desenvolvimento econômico de um país
O merchandising tem como propósito criar o ambiente de compra ou ambiente de varejo.
  1. O PDV através do Merchandising não deve ser visto somente como um estabelecimento comercial, mas como um sistema que integra valores.
  2. O PDV através do Merchandising vai lhe permitir visibilidade
  3. Vai proporcionar relacionamento e  fidelidade de consumidores transformados em Clientes, também é um ponto de encontro de vizinho, amigos, uma referência dentro de diferentes comunidades.
  4. É um manancial de informações, além de também de prover Educação
  5. O varejo - abastece e resolve necessidades básica à vida.

Benefícios do trabalho de merchandising

Para  o varejo
  • Atrai novos consumidores, criando fidelidade
  • Aumenta o giro da venda do produto
  • Valoriza o visual e o impacto das ações de loja
  • Maior lucratividade
  • Crescimento na relação com a empresa.
Para o Fabricante
  • Aumento de giro do produto
  • Intensifica relacionamento Trade e Varejo
  • Cria novos espaços e oportunidade para exposições
  • Permite um melhor entendimento do comportamento do seu consumidor
Para os consumidores
  • Facilita e acelera a decisão de compra
  • Economia de tempo
  • ajuda a lembrá-los de suas necessidades, sejam impulsivas ou não
  • Destaca a imagem do produto, organização das gôndolas
  • Avisa-os das promoções, preços e descontos

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