quinta-feira, 29 de maio de 2014

Marketing de Varejo - Canais de Marketing

O canal de marketing é o intermediário entre o fabricante e o consumidor.
O canal de marketing é um conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar um produto ou serviço para uso ou consumo. Eles formam um conjunto de caminhos que um produto ou serviço segue.

DINÂMICA DO CANAL DE MARKETING

- Sistema vertical de Marketing
        - Corporativo - Empresa tem elevado controle sobre os canais. Empresa é dona do vários meios envolvidos, ou seja, é dono e proprietário de todo o processo.
        - Administrativo - Um ou mais membros tem muito poder, exerce grande influência sobre os demais, como garantia de cooperação comercial e apoio dos revendedores, ocupação de gondolas, exposições do PDV.
        - Contratual - A empresa fabricante tem relação contratual com o varejo. Franquias.

- Sistema Horizontal de Marketing - Duas ou mais empresas não relacionadas unem recursos ou programas para explorar uma nova oportunidade de mercado.

- Sistema Multicanal de Marketing -  Ocorre quando uma única empresa utiliza dois ou mais canais de marketing para atingir um ou mais segmentos de clientes.

BROKER

Broker é uma inovação americana que já existe no Brasil. Não é atacadista ou distribuidor que vende para o varejo. Consiste em um novo formato de distribuição.
O Broker atua como um agente de vendar para um seleto grupo de indústrias não-concorrentes, numa estreita relação e se destina a viabilizar relação com os varejistas interdependentes, em sua maior parte formados por estabelecimentos de pequeno e médio porte, mas que precisam ter em suas lojas o mix ofertado pelos grandes fabricantes. Permite que os produtos cheguem de forma mais barata aos varejistas.

Vantagens
  • Não manter estoques
  • Preços mais competitivos sem efeito acumulativo dos impostos - vantagem fiscal
  • Referência cadastral para possíveis empréstimos
  • Variedade de produtos na Gôndola
  • Treinamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário