segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Avaliação de cargos


Existem vários sistemas de Plano e Classificação de Cargos e Salários (PCCS), sendo os mais conhecidos:


  • Sistema de Pontos
  • Sistema HAy
  • Escalonamento
  • etc...

O sistema de pontos é o mais utilizado pois pode ser adaptado para cada empresa. Este sistema será explicado a seguir.

O Manual de avaliação de cargos é um catálogo que possui os fatores de avaliação que tem como objetivo mensurar através desta avaliação todos os cargos da estrutura da empresa.

O seu princípio básico é ser composto por fatores ponderados e devidamente ajustados com a realidade da empresa para medir a importância dos cargos, sendo assim, ele não é padronizado.

O Manual deve ser criado a partir da missão, visão e valores da empresa. e a partir daí, definir fatores ponderados e devidamente ajustados a realidade da empresa onde os cargos receberão pontuações que determinarão sua importância e relatividade entre empresa x mercado. Deve ser composto de em média 8 a 15 fatores sendo estes definidos pelo presidente da empresa.

Os fatores de avaliação são requisitos e exigência para execução das funções.

Para avaliação no sistema de pontos, de acordo com os fatores que cabe a cada cargo, pontua-se a função, definindo a sua importância e relatividade no mercado, levando-se sempre em consideração as tarefas que este cargo executa.

Os cargos devem ser avaliados, para que a empresa se mantenha alinhada ao mercado e possa definir faixas salariais adequadas. Através dele se faz a estruturação de cargos, classificação e distribuição em classes.

Abaixo seguem exemplos de 12 fatores para avaliação de cargos no sistema de pontos.


  1. Instrução: exigências acadêmicas mínimas para execução satisfatória das tarefas (somente as que a função exige e não a que o ocupante possui)
  2. Experiência: Tempo mínimo de experiência profissional exigida para que o ocupante desempenhe satisfatoriamente suas tarefas.
  3. Treinamento Específico: Nível de cursos complementares, ou seja, a formação não formal que objetivam formar, capacitar e desenvolver o profissional
  4. Iniciativa e julgamento: exigências em termos de iniciativa e capacidade de atuar sozinho para solucionar problemas.
  5. Complexidade das tarefas: Avalia o grau de intensidade, rotina de serviços, a natureza e a diversidade de problemas inerentes ao cargo.
  6. Responsabilidade por contatos: Considera a Natureza, importância e tipos de contatos internos e externos para a execução de suas funções.
  7. Responsabilidade por dados confidenciais: grau de responsabilidade do ocupante do cargo em relação as dados confidências a que tem acesso e confiabilidade e função.
  8. Responsabilidade por resultados: responsabilidade por obtenção de resultados, ou lucro positivo, redução de custos ou prejuízos para a empresa.
  9. Responsabilidade por valores e propriedades: que tipos de prejuízos podem ser gerados pela manipulação incorreta de títulos, cheques, dinheiro, etc, ou ainda prejuízos que podem ser causados a propriedade.
  10. Liderança e planejamento: grau de liderança na interpretação , desenvolvimento e execução das atividades e responsabilidades do cargo, considerando o planejamento requerido e determinação de objetivos e metas, coordenando os recursos e meios para atingi-los 
  11. Supervisão exercida: Avalia a amplitude da supervisão exercida, considerando o número de subordinados diretos ou indiretos.
  12. Supervisão recebida: avalia o grau de liberdade de ação relativa ao acompanhamento , cobrança e intensidade com que a chefia faz do trabalho executado. Considera-se o grau e a frequência da supervisão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário