segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Desenvolvimento de um projeto de cargos e salários

Um projeto de desenvolvimento de cargos e salários, deve seguir alguns passos para que tenha um andamento adequado.
Definir desenho, análise, descrição e especificação de cargos serve para entender como o desenho de cargo afeta as práticas de RH e depois descrever os métodos obtidos na informação e os ajustar com o objetivo de ter as especificações precisas do cargo e os critérios a exigir do futuro ocupante.

Pontos importantes no início da descrição de cargos:

1 - Solicitar o organograma da empresa para obter informações sobre qual estrutura organizacional irá se trabalhar.
2 - Se a empresa não tiver um organograma, montar um em conjunto com a Diretoria.
3 - Solicitar a relação de colaboradores com as seguintes informações: Matrícula, Nome do funcionário, cargo em que está registrado, data de admissão, salário e últimas alterações salariais.
4 - Estabelecer reuniões com diretores, gerentes e chefes, com o objetivo de passar as diretrizes e as fases do projeto do plano de classificação de cargos e salários.
5 - Apresentar o projeto aos demais colaboradores que serão envolvidas na primeira fase, sendo que estes devem ser indicados por seus gestores, por ter mais experiência e dominarem melhor suas tarefas. Deve-se apresentar a forma como será feito o levantamento de informações.
6 - Estabelecer um Cronograma de atividades, contendo prazos e atividades diárias conforme orientação dos gestores.


É importante salientar que nesta fase serão enfatizados os cargos e as tarefas e não o ocupante. Deixando claro aos entrevistados que neste momento, o mais importante é levantar quantos postos de trabalho existem na estrutura atual.




Nenhum comentário:

Postar um comentário