terça-feira, 4 de novembro de 2014

Descrição de Cargo e Salários

Descrição de Cargo

Descrição é uma forma de descrever um objeto, narração é uma forma e narrar um fato ocorrido e dissertação é uma forma de redigir uma pesquisa com análise e conclusões.

Para desenvolvimento de um plano de classificação de cargos e salários, devemos obedecer a quatro etapas ou fases:
·                     Descrição de cargos
·                     Avaliação de cargos
·                     Pesquisa Salarial
·                     Estrutura de Salários

Em um âmbito sobre as especificações, análise e descrição de cargos é importante salientar a conceituação para interpretar que nesta primeira fase, deve-se enfatizar o CARGO e as TAREFAS e NÃO o Ocupante (Antônio, Pedro, José entre outros Ocupantes) destes cargos. Precisamos deixar bem claro aos entrevistados que, neste momento o mais importante é Levantarmos quantos postos de trabalho existem na estrutura atual.

Na teoria de Estrutura, Análise de cargos e salários, avaliar a inconsistência interna da remuneração x mercado, atrair e manter talentos necessários ao desempenho diferenciado da empresa, adequar a estrutura da Posição dos colaboradores da empresa à realidade do mercado e maior comprometimento dos envolvidos com os negócios da empresa, são fatos importantes. 

Não faz parte desta estrutura, avaliar a inconsistência interna d remuneração x mercado.

Sabendo que o mercado comanda as tendências, ter um plano de cargo e salários é importante porque, as pressões internar e ou externas, alto índice de rotatividade, exagero e confusões de títulos e as dificuldades de contratação podem ser melhor trabalhadas..

Não corresponde ao enquadramento de colaborares na estrutura de cargos e salários, pessoas certas nas posições certas e remunerações justas, conforme suas aptidões.

Descrever um cargo significa relacionar desde o que o ocupante faz até  motivo porque faz, a descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e as principais responsabilidades do cargo. O formato de uma descrição de cargo inclui o título do cargo. O formato de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. Relaciona de maneira breve as tarefas, deveres e as responsabilidades do cargo.

Fazer corretamente o desenho de cargos, envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, métodos de trabalho e das relações com os demais cargos. O desenho de cargos constitui na maneira como cada cargo é estruturado e dimensionado, dentre disso precisa-se definir quatro condições básicas, dentre elas, quem o ocupante do cargo deverá supervisionar ou dirigir autoridade, ou seja, quem serão os seus subordinados e a quem o ocupante do cargo deve estar responsabilidade, isto é, quem é o seu superior imediato.

No método do questionário a colheita de dados a respeito de um cargo é feita através de questionários que são distribuídos aos seus ocupantes ou ao seu supervisor. Na prática segue o mesmo roteiro da entrevista, com a diferença de que é preenchido pelo ocupante do cargo, ou pelo supervisor ou também em ambos. Tem como vantagem proporcionar um meio eficiente e rápido de coletar informação de um grande número de funcionários, tendo como custo operacional menor do que a entrevista.
No método da observação é direta daquilo que o ocupante do cargo está fazendo constitui um outro método de colher informação sobre o cargo é aplicável em cargos simples, rotineiros e repetitivos. É comum o método da observação utilizar um questionário para ser preenchido pelo observador para assegurar a cobertura de todas as informações necessárias.
Existem três métodos para obtenção de dados a respeito dos cargos: entrevista, questionário e observação. Na entrevista existem três tipos para tal finalidade como a entrevista individual, a entrevista em grupo e a entrevista com o supervisor tendo como objetivo buscar dados a respeito dos cargos e determinar seus deveres e responsabilidades.

Etapas do Processo de Análise de cargos:
O processo de analisar cargos envolve seis etapas que considera a organização em constante e dinâmica mudança. Os cargos devem ser constantemente descritos, analisados e redefinidos para acompanhar as mudanças na organização e no seu conteúdo.
Os primeiros passos são examinar a estrutura da organização total e de cada cargo para definir quais as informações requeridas pela análise de cargos, depois selecionar os cargos a serem analisados e ajustar os dados necessários para análise, e por último preparar as descrições e especificações de cargos. Isso tem como função de fazer um planejamento de RH, desenhos de cargos, recrutamento e seleção, treinamento, avaliação de desempenho, remuneração e benefícios e a avaliação dos resultados.
Não por  Especificações do Salário por ordem crescente dos Cargos:

Existem três métodos para obtenção de dados a respeito dos cargos: entrevista, questionário e observação.
Na entrevista existem três tipos para tal finalidade como a entrevista individual, a entrevista em grupo e a entrevista com o supervisor tendo como objetivo buscar dados a respeito dos cargos e determinar seus deveres e responsabilidades.
No método do questionário a colheita de dados a respeito de um cargo é feita através de questionários que são distribuídos aos seus ocupantes ou ao seu supervisor. Na prática segue o mesmo roteiro da entrevista, com a diferença de que é preenchido pelo ocupante do cargo, ou pelo supervisor ou também em ambos. Tem como vantagem proporcionar um meio eficiente e rápido de coletar informação de um grande número de funcionários, tendo como custo operacional menor do que a entrevista.

No “Método do Questionário a Coleta de Dados” a respeito de um Cargo é feita através de Questionários que são distribuídos aos seus ocupantes ou ao seu supervisor. Na prática segue o mesmo roteiro da entrevista, com a diferença de que é preenchido pelo ocupante do cargo, ou pelo supervisor ou também em ambos. Tem como vantagem proporcionar um meio eficiente e rápido de coletar informação de um grande número de funcionários, tendo como custo operacional menor do que a entrevista. 
Objetivos: Qualificações profissionais,Responsabilidades, Sumário dos deveres, e Contato.

No método da observação é direta daquilo que o ocupante do cargo está fazendo constitui um outro método de colher informação “in-loco” sobre o cargo é aplicável em cargos simples, rotineiros e repetitivos. É comum o método da observação utilizar um questionário para ser preenchido pelo observador para assegurar a cobertura de todas as informações necessárias. 
É comum no método da observação utilizar a visitação no local de trabalho,  a entrevista individual, um questionário para ser preenchido pelo observador, bem como a observação in-loco.

Hoje, os cargos requerem maior multifuncionalidade, flexibilidade e participação contínua das pessoas transformando-as em equipes multidisciplinares mutáveis com o ambiente. O cargo pode-se analisar numa maneira global onde todas as atividades são executadas por um ocupante e que se situa em uma posição no organograma organizacional.
A posição do cargo no organograma e na estrutura de cargos e salários define o nível de hierarquia do ocupante como a quem reportará e sobre quem exercerá autoridade que pode ser localizado num departamento ou divisão.

A descrição e análise de cargos funcionam como mapeamento do trabalho realizado dentro da organização.
Um programa de descrição e análise de cargos produz subsídios para as áreas que compreendem o Departamento de Recursos Humanos Tais como:
Recrutamento e Seleção visando a definição do Perfil do Cargo e do Candidato. Os objetivos são de subsídios ao Recrutamento (definir o mercado RH para onde deverá direcionar o processo de recrutar dados para a elaboração de anúncios de Recrutamento),
Subsídios à seleção de pessoas (características de instrução, experiência, iniciativa,características pessoais e profissionais do ocupante do cargo, ou seja, requisitos exigidos),

Nenhum comentário:

Postar um comentário