segunda-feira, 2 de junho de 2014

Comportamento do Consumidor - O velho e o novo consumidor e conceitos gerais de marketing

O aumento da ofertas de produtos permite ao consumidor ser mais exigente, também devido ao rápido acesso a informação
Múltiplas facetas do novo consumidor:

  • Global
  • Consciente
  • Digital
  • Mais bem informados
Diante disto, o marketing deve agir com flexibilidade, atualização constante e capacidade de antecipação.

O QUE É MARKETING
O Marketing é um conjunto de ações, medidas, técnicas e ferramentas utilizadas para atender as
necessidades e desejos dos clientes.
Tem função essencial para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento na produção e na colocação no mercado de bens e serviços;

CONSUMO - É a atitude de comprar, querer ter. União das necessidades fisiológicas e psicológicas ativadas por estimulos.

PSICOLOGIA DO CONSUMIDO - Ajuda o marketing a entender o perfil do consumidor.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - Atitudes físicas e mentais para a atitude de compra.

PORQUE ESTUDAR O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR?
É fundamenta para a criação de estratégias de marketing e entender as influências de compra. Quando se entende  que a pessoa quer e como ela quer, fica mais fácil atingi-la.

O CONSUMIDOR É O REI - Tudo gira em torno de sua satisfação
Influências:
  • Sociais
  • demográficos
  • culturais
  • psicológicos
  • situacionais
O consumidor é como um iceberg

Dimensões que compõe a natureza humana
  • Natureza racional - razão
  • Emotiva - emoções conscientes e inconscientes
  • Social - regras do grupo
  • Dialético - oposições
  • Complexa - determinações e indeterminações
  • Gregária - Algum poder de arbítrio ou por necessidade de fazer parte de um grupo.

Fatores que influenciam o comportamento de compra

Segundo Kotler
  • Mercado
  • Cultura
  • Social
  • Psicológico

Segundo Pinheiro et al (2006)
  • Fatores psicológicos 
  • Fatores Socioculturais
  • Fatores situacionais

Fatores internos e externos que influenciam  comportamento de compra

INTERNOS
PSICOLÓGICAS - necessidades, desejos, percepção, aprendizagem, motivação, atitudes e personalidade
COMPORTAMENTAL - processos de tomada de decisão, atitudes e personalidade

EXTERNOS
  • Economia
  • Cultura
  • Grupos sociais
  • Grupos de referência
  • Família
  • Classe Social

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