segunda-feira, 2 de junho de 2014

Comportamento do consumidor - Percepção

Fases da Percepção

  • Exposição a uma informação; 
  • Atenção a informação; 
  • Decodificação
Características da Percepção
  • Subjetividade - cada um percebe a sua maneira
  • Seletividade - seleciona-se o que é de interesse
  • Simplificadora - tendência em simplificar para entender
  • Limitada no tempo - Tem um tempo ara perceber e captar a mensagem
  • Cumulativa - acumula-se conhecimento

Características dos estímulos à percepção 
  • Intensidade - as pessoas tendem a selecionar estímulos de maior intensidade, como clarão forte, som agudo, etc. 
  • Tamanho - Prestamos mais atenção em anúncios maiores 
  • Forma - Formas e contornos bem definidos são melhores percebidos 
  • Cor – objetos coloridos atraem mais atenção 
  • Mobilidade - Anúncios móveis são mais percebidos do que os estáticos. 
  • Contraste - Quando o anúncio trabalha com as ausências para impactar o expectador. 
  • Localização - Páginas impares são mais caras; Canto superior esquerdo de revistas; Pontas de gôndola versus prateleiras; Horários da TV; Ordem de seqüência no intervalo. 
  • Insólito – características fora do comum

Níveis de processamento das informações externas 
  • Sensação – Registro dos estímulos recebidos pelos órgãos sensoriais – somente sentimos desvios e discrepâncias. 
  • Organização – É a capacidade de classificar e categorizar os estímulos recebidos por semelhanças, tendo por base informações gravadas na memória. 
  • Interpretação – A tendência é para interpretar  (perceber) o mundo como queremos que ele seja. 
Formas de organização da percepção 
Figura - Elemento central 
Fundo - Elemento difuso 

Formas de organização da percepção
Grupamento - Quando os estímulos são vários e não imediatamente organizados em figura – há necessidade de organizá-los  
Continuidade - Necessidade de completar uma figura ou idéias 
Estímulos ambíguos - Implica em diferentes tipos de leitura e a interpretação se faz em função das expectativas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário