quarta-feira, 4 de junho de 2014

Gerência de Novos Produtos - Ciclo de Vida do produto

O ciclo de vida do produto, se inicia quando ele está disponível para ser entrega aos clientes, ou seja, dentro do estoque de produto acabado.

Curvas do ciclo de vida - Vendas e Lucros

Estas curvas não são regra (teoria que facilita o entendimento do ciclo de vida).
Introdução: cresce de forma lenta, interesse dos inovadores e é contado desde quando o produto é lançado no mercado.
Crescimento: vendas aumentam sistematicamente
Maturidade: ponto de inflexão quando caminha para o declínio. Neste momento devem ser tomadas decisões de inovação ou retirada do produto do mercado.
Declínio: se as condições não são alteradas o produto permanece na fase de declínio ate extinção.

A curva de lucratividade começa negativa, pois  produto antes de ser lançado, tem custos de desenvolvimento e a partir do crescimento, começa a ter lucratividade.
O ponto onde se começa a ter lucro é o ponto de equilíbrio (não há lucro ou prejuízo). Passar deste ponto, pode demorar de 2 a até 3 anos.
O ponto de inflexão de lucro é diferente do ponto de inflexão das vendas. ele sinaliza que algo não dá certo com os produtos. Isso significa, por exemplo, que você está vendendo mais e ganhando menos. um fator pode ser desde gastos elevados com a produção, como cálculos errôneos de custos e precificação.
Se as condições de mercado estão normais (constantes) e as duas curvas (vendas e lucro) começam a cair, isso demonstra que o produto caminha para o declínio, até o ponto onde o lucro não garante que se tenha R$ para o desenvolvimento de um novo produto.
A curva do ciclo de vida é uma foto do momento,  não é possível prever o que irá acontecer.
No declínio, algumas ações podem ser tomadas para reverte a queda, tais como, trocar a embalagem, mexer na formulação, criar atrativos para reposicionar o produto, etc.

CATEGORIAS DE ADOTANTES

Inovadores: Buscam novidades, compradores compulsivos
Adotantes iniciais: São empurrador pelos consumidores inovadores
Maioria inicial: Crescimento nas vendas, são desconfiados
Maioria Tardia: O produto atinge menor preço de venda. Este e a maioria inicial estão na maturidade do ciclo de vida.
Retardatários: Só compram quando o produto está em promoção.

CARACTERÍSTICAS EM CADA ESTÁGIO

OBJETIVOS DE CADA ESTÁGIO
Introdução: Criar conscientização e experimentação do produto
Crescimento:  Maximizar a parcela de mercado
Maturidade: Maximizar o lucro e defender a parcela de mercado
Declínio: Reduzir gastos e trabalhar a marca

ESTRATÉGIAS DE MARKETING


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